Patinete elétrico com faróis em led e freios a disco vira opção de transporte
- Renyere Trovão
- 11 de fevereiro de 2020
O uso alternativo para a locomoção em grandes cidades ganhou de vez a companhia dos patinetes. O modal de transporte já integra o cenário das ruas pelo país. De olho nesse segmento, a empresa paranaense MXF Motors aposta no MUV (Mobily Urban Vehicle, ou Veículo de Mobilidade Urbana).
É um patinete 100% elétrico, com quatro baterias de ácido chumbo de 12V e 12 Ah cada. A autonomia alcança até 30 km. Já a velocidade máxima chega 45 km/h e o tempo de recarga fica entre 6 e 8 horas.
O MUV vem com faróis duplo em led, indicação da carga da bateria em led e freios a disco nas duas rodas.
A barra do guidão é rebatível, enquanto que toda a estrutura do assento é removível, o que facilita o transporte no porta-malas de um carro, por exemplo.
O equipamento é fabricado na China e montado em Curitiba (PR) pela MXF, que distribui o produto para mais de 150 revendas autorizadas espalhadas por todo o Brasil.
O MUV custa R$ 5.305 e os interessados na compra precisam acessar o site da MXF e preencher um cadastro pelo qual será informado da revenda mais próxima para aquisição ou do endereço online da loja.
O produto tem garantia de 90 dias. “As manutenções são simples, assemelhando-se aos procedimentos que realizamos numa bicicleta por exemplo”, informa Luiz Henrique Pinto Fontes, diretor
Economia no tempo e no bolso
Um dos adeptos do veículo alternativo é o designer e videomaker Carlos Vinicius Braga Alves. Ele utiliza o MUV há pouco mais de dois anos – desde quando passou a morar no centro da capital paranaense.
O deslocamento dele com o veículo elétrico é diário, de casa para o trabalho, num percurso de quase 3 km. Segundo Carlos, a escolha por esse novo modal se deu, principalmente, pelo ganho de tempo para ir de um ponto ao outro.
“Além do dinheiro que economizo, ao não gastar com ônibus ou outro meio de transporte”, diz o designer, que ressalta ainda a melhora na qualidade de vida.
Um ganho muito importante são as horas que não passo no ônibus ou no trânsito. Um tempo que uso descansando ou realizando projetos pessoais.
Carlos Vinicius Braga Alves, designer e usuário do MUV
Já o diretor da MFX Luiz Henrique salienta que por ser um veículo mais rápido que os patinetes tradicionais e que exige mais perícia na pilotagem, é voltado para usuários a partir dos 18 anos de idade, com o uso de acessórios de segurança como luvas e capacete.
Patinete elétrico vira febre em Curitiba
Segundo dados da prefeitura de Curitiba, desde o início de 2019, quando as operadoras Yellow e Grin começaram a operar na cidade, as bicicletas e patinetes oferecidos pelo sistema de uso compartilhado têm percorrido, em média, 160 mil quilômetros por mês.
Para se ter uma ideia, isso equivale a mais de 25 viagens (ida e volta) entre Curitiba e Macapá, a capital mais ao norte do Brasil.
É comum ver esses veículos transitando por ciclofaixas, como as das avenidas Sete de Setembro, Mariano Torres, Comendador Franco (Av. das Tores), e também pelos parques, especialmente nos fins de semana.
MXF Motors começou na minimotos
Fundada em 2007, em Curitiba, a MXF Motors começou produzindo minimotos off road para atender o público infanto-juvenil.
Com o tempo, ela ampliou a gama de produto, oferecendo também linhas de quadriciclos, miniquadriciclos e motos.
Hoje é referência nacional no segmento, com uma variedade de modelos para todos os públicos, desde o infantil ao adulto.