Motonic baixa custo da manutenção de motos com serviço de assinatura
- Trovão Motor.com
- 19 de junho de 2023
A startup curitibana Motonic aproveita o sucesso do mercado de duas rodas no Brasil para oferecer produtos e serviços inovadores aos motociclistas. Com apenas dois anos de atuação, a empresa já atende à crescente demanda com uma série de práticas e soluções. Seu principal produto é o Motonic Pass, o primeiro serviço de manutenção de motos por assinatura no Brasil.
O Motonic Pass permite que os motociclistas tenham acesso a diversos serviços de manutenção por um preço mais baixo do que se fossem contratados separadamente. A startup foca especialmente nas motos de baixa cilindrada, que representam mais de 95% do mercado e tiveram 1,2 milhão de unidades comercializadas no país entre janeiro e novembro de 2022.
Os atendimentos incluídos na solução abrangem troca de óleo do motor, troca do kit de relação, manutenção de freios, filtros, troca de pneus e revisão periódica. No site www.motonic.com.br é possível fazer simulações para comparar os gastos entre Motonic Pass e serviços avulsos. Em apenas um dos planos, que inclui peças, revisão e um capacete, a economia ultrapassa a R$ 1 mil por ano, dependendo do modelo da motocicleta.
Além disso, os assinantes têm acesso a um aplicativo web que permite acompanhar seus créditos, visualizar as últimas trocas realizadas e agendar serviços de forma mais rápida. Eles também recebem notificações automáticas da Motonic sobre próximas trocas e informações gerais sobre seu plano. Os assinantes ainda desfrutam de descontos em todos os produtos vendidos pela startup, tanto online como na loja física que está conectada à oficina, desde pneus até capacetes e capas de chuva.
“Uma grande vantagem da manutenção periódica com assinatura, claro, é a economia, além do aumento da vida útil da própria moto. Mas nossa preocupação central é a segurança do motociclista, e o equipamento bem cuidado é uma ferramenta para isso, pois a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes”, explica o CEO da empresa e um dos idealizadores do Pass, Rodolpho Marques do Carmo.
Motonic recebe recurso do BRDE
A Motonic surgiu como braço de inovação da Magnetron, indústria que há mais de 60 anos desenvolve e comercializa componentes elétricos e mecânicos para motocicletas. Para impulsionar sua expansão, ela acaba de receber um investimento de R$ 5 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, por meio do programa BRDE Labs, que apoia empresas inovadoras e acelera o desenvolvimento na região Sul.
Esse aporte será utilizado para aprimorar a tecnologia da solução e abrir novas unidades físicas para a prestação dos serviços. Além disso, a startup agora faz parte da Hotmilk, ecossistema de inovação da PUC-PR, que já acelerou e incubou mais de 350 novos negócios.
Rodolpho revela que o próximo passo é a expansão dos pontos físicos de atendimento e o desenvolvimento da plataforma digital. “Nossa ideia central é desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida dos motociclistas. Queremos criar relações duradouras com as pessoas, independente do modelo da moto ou da atividade que exercem”, afirma.
Mulheres são a maioria na equipe Motonic
A Motonic se destaca não apenas pelas soluções, mas também pelas suas modernas instalações no bairro Parolin, onde adota práticas ambientalmente corretas para o descarte adequado de óleo, fluidos e baterias.
A empresa conta ainda com uma equipe majoritariamente feminina e oferece atendimento personalizado para mulheres, inclusive com uma experiente mecânica pronta para orientar e atender às clientes. “É um ambiente diferente de qualquer outro ambiente voltado para motociclistas. É um lugar onde as pessoas gostam de estar”, finaliza Rodolpho.
LEIA MAIS
Mulher com CNH para motos aumenta 80% no Paraná em 10 anos
Classic Oil Motors chega a Curitiba com conceito inovador na troca de óleo