DAF lança nova geração do XF no Brasil e promete consumo 14% menor

DAF lança nova geração do XF no Brasil e promete consumo 14% menor

A DAF Caminhões lança no Brasil o novo XF, seu best seller no segmento de transporte extrapesado. O modelo produzido em Ponta Grossa (PR) dá um salto em segurança, dirigibilidade e, principalmente, na economia de combustível.

A novidade, que chega às lojas entre setembro e outubro, é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro, inspirado na versão europeia. O projeto demandou quatro anos de desenvolvimento e testes para atender às exigências do mercado e das rodovias nacionais.

A marca não informou o preço do cavalo mecânico, como é comum nos lançamentos do setor de caminhões pesados e extrapesados.

O modelo está disponível nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. E entrega quatro pacotes de acabamento e equipamentos: Confort, Safety, Xtra e Exclusive.

A DAF ainda conta com a gama CF85, que será renovada em 2021.

 

DAF XF extrapesado motor
Foto: DAF/ Divulgação

Novo motor de 12,9 l entrega até 530 cv

O destaque da nova geração do XF é o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros. Segundo a marca holandesa, o propulsor oferece rotações menores e o mínimo atrito, resultando alto torque e potência superior.

São duas faixas de potência: 480 cv – 250 kgfm de torque máximo a partir de 900 rpm – e 530 cv – 260 kgfm a partir de 1.000 rpm. Em breve, o XF deve ganhar também a motorização de 430 cv.

O MX13 está conectado ao novo turbo VGT com bomba de direção variável e gerenciado pelo novo câmbio ZF TraXon, automatizado, com 12 velocidades, relações mais longas e trocas mais rápidas e suave.

DAF XF extrapesado
Foto: DAF/ Divulgação

DAF XF consome 14% menos

A DAF está bastante otimista com o novo XF, que chega às lojas em setembro, aposentando a linha atual que deu início às atividades da montadora no Brasil em 2013, com a famosa cabine amarela.

Com motor e câmbio atualizados o XF passa a entregar até 14% de economia de diesel comparado à versão interior, de acordo com a DAF.

No entanto, outras melhorias contribuem para o consumo menor. É o caso do sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro (piloto automático atua com o GPS), que garante uma troca precisa de marcha e ajusta a velocidade ao tipo de relevo.

DAF XF extrapesado interior
Foto: DAF/ Divulgação
DAF XF extrapesado interior
Foto: DAF/ Divulgação

Novo design e duas opções de cabines

O visual do XF foi renovado, com foco na aerodinâmica. O design entrega menor atrito do ar, sendo mais um fator que auxilia na diminuição do consumo, além de reduzir o ruído.

Os faróis são novos, agora com lentes Lexan – mesmo material usado em janelas de aviões. As luzes de led são opcionais. Já o para-choques exibe detalhes cromados, presente na nova grade.

O caminhão vem com duas opções de cabine, a Space Cab e a Super Space Cab – esta com o maior espaço do mercado, medindo 2,10 metros de altura interna.

Entre as novidades no interior estão o quadro de instrumentos redesenhado e acabamento em tons de areia, acompanhado de peças pretas ou detalhes em alumínio escovado.

DAF XF extrapesado
Foto: DAF/ Divulgação

Tecnologias de segurança

A lista de novidades do XF é extensa, com destaque ainda para o nível de tecnologia voltado à segurança.

Os componentes estão disponíveis, na sua maioria, como opcionais. Confira:

 

  • Sistema de Frenagem de Emergência Avançada: freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal.
  • Controle de estabilidade: corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
  • Sistema de Aviso de Saída da Faixa: alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista.
  • Controle de Cruzeiro Adaptativo: ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
  • Assistente de Performance do Condutor: um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.
  • Sensores de pressão dos pneus: informa se há alguma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. É um aliado ao custo operacional, uma vez que pneus representam um valor considerável na manutenção do caminhão.

 

“O caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom.”

Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil

DAF XF extrapesado
Foto: DAF/ Divulgação

Recorde de vendas e a liderança como meta

Com uma trajetória de sete anos no mercado brasileiro e 10 mil caminhões produzidos em Ponta Grossa, a DAF vivencia um momento histórico no país.

De janeiro a julho deste ano, a marca holandesa emplacou 2.195 veículos, alta de 29% em relação ao mesmo período em 2019. E a participação de 9% nas vendas de pesados – o total reunindo as outras marcas foi de 24,2 mil (queda de 15,1% para o ano passado no período).

O XF começou o ano como terceiro modelo mais negociado no segmento de pesados.

O bom desempenho faz a DAF almejar a liderança do segmento. Para Luís Gambim, diretor Comercial da empresa, a estratégia de crescimento no setor de pesados tem como base a segurança, conforto, disponibilidade e relacionamento.

 

Nunca perseguimos a liderança como principal objetivo, mas temos agora um produto para buscar 10% de participação do mercado.

Luís Gambim, diretor Comercial da DAF

DAF XF extrapesado interior
Foto: DAF/ Divulgação
DAF XF extrapesado interior
Foto: DAF/ Divulgação
DAF XF extrapesado interior
Foto: DAF/ Divulgação

Expansão da rede cobrindo todo o país

O otimismo da montadora também está alinhado com o plano de expansão da rede. Atualmente com 33 pontos de atendimentos, a previsão é fechar 2020 com 44, o que daria uma cobertura de 98,5% do território nacional.

Recentemente, a companhia concluiu outros investimentos relacionados ao crescimento das operações no Brasil. Como o novo Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts, localizado dentro do parque industrial da DAF.

A capacidade de instalação é seis vezes maior em comparação ao antigo espaço e um dos 18 centros da rede de distribuição global da PACCAR Parts no mundo.

A empresa também celebrou um ano de operação da PACCAR Financial, o banco do Grupo que gerencia as operações de crédito para clientes e rede de concessionárias. E hoje financia 30% dos caminhões comercializados pela DAF.

Clique e siga no Instagram

Showroom virtual

Os clientes poderão conhecer os produtos da DAF por meio de um showroom virtual. E se houver interesse de compra, a pessoa será direcionado automaticamente a um vendedor da rede. O acesso pode ser pelo link www.novodafxf.com.br.

VEJA TAMBÉM

Leave your Comments