Senai e Takao oferecem curso profissionalizante de mecânica automotiva

Senai e Takao oferecem curso profissionalizante de mecânica automotiva

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – lança o Curso Profissionalizante em Mecânica Automotiva na unidade do Boqueirão, em Curitiba. A iniciativa é uma parceria com a Takao, por meio da Academia do Motor Takao. Ela terá um total de 280 horas, sendo dividido em cinco módulos: conhecimentos técnicos em gestão, soft skills, sistema SDF de veículos, eletricidade automotiva e ciclo Otto (motores de
combustão interna).

O curso tem início no dia 3 de outubro e vai até o mês de março de 2023. As inscrições podem ser feitas no site da Takao e a seleção dos 20 alunos que ganharão a bolsa integral será feita através um evento chamado Day Camp, a ser realizado na próxima terça-feira (20) no Senai Boqueirão (Rua Dr. Heleno da Silveira, 343, Boqueirão).

Folder do curso de mecânica do Senai
As inscrições podem ser feitas no site da Takao – link no texto.

O evento de seleção terá um formato exclusivo, desenvolvido especialmente pela Takao, em conjunto com a equipe pedagógica e profissionalizante do Senai. Na programação estão previstas gincanas, dinâmicas em grupo e diversão, cujo foco será avaliar, além dos conhecimentos básicos dos candidatos, sua paixão por motores e sua vontade de ser mecânico. Estarão presentes a fundadora da empresa, do CEO da empresa e do piloto de Stock Car Allam Khodair, que é patrocinado pela Takao.

O curso de formação de futuros mecânicos é voltado para quem já completou o ensino fundamental ou tem mais de 16 anos e quer entrar no mercado de trabalho rapidamente.

“Escolhemos o Senai, que é uma instituição de ensino profissionalizante, com excelente estrutura e corpo docente extraordinário, para fecharmos essa parceria. Todo o curso contará com materiais e peças da Takao para as atividades práticas e, é claro, com aulas ministradas pelos professores do Senai”, destaca André Niero, CEO da Takao.

Tecnologia e inovação contínua

A capacitação na área é fundamental, pois a cadeia automotiva está em constante desenvolvimento e evolução, com forte emprego da tecnologia e inovação de maneira contínua, observa Pedro Henrique Garcia Lazzarotto, coordenador de Educação Profissional da unidade Boqueirão do Senai Paraná.

Segundo ele, para acompanhar o ritmo desses avanços, somente em 2021 o Senai Paraná aplicou cerca de R$ 650 mil em melhorias no ensino para a formação de profissionais que atuam no setor. “Os investimentos foram em novas tecnologias, para atualização de equipamentos, máquinas e ferramentas, além de reestruturação de espaços de aula, laboratórios e oficinas, e atualização dos conhecimentos da equipe de ensino”, afirma.

O Senai Curitiba – Boqueirão tem laboratórios e oficinas didáticas voltadas à reparação automotiva, além de corpo técnico capacitado e com conhecimento aplicado sobre novas tecnologias. Para se ter uma ideia, antes da pandemia cerca de 3,5 mil alunos eram formados na área por meio dos cursos da instituição. Neste ano, até o momento, já são mais de 3 mil matriculados.

Mecânico mexendo na pastilha de freio do carro
Mecânicos mexendo na pastilha do disco de freio do carro. Foto: Pixabay

“Após a formação nesses cursos, existem várias oportunidades de entrada no mercado da cadeia automotiva. Essa parceria com a Takao, uma empresa consolidada no mercado automotivo, só vem fortalecer a oferta de uma capacitação de qualidade”, reforçou Lazarotto.

Senai espalhado pelo Paraná

O Senai, integrante do Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná -, possui mais de 50 unidades distribuídas pelo Paraná e mantém Institutos de Tecnologia nas mais diversas áreas de atuação industrial.

A educação é um dos pilares do Senai, que oferece cursos de iniciação, aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos, além de graduação tecnológica, extensão e pós-graduação por meio das Faculdades da Indústria.

A instituição também oferta cursos a distância e in company, atendendo às necessidades específicas dos alunos e da indústria. O Senai possui a maior rede privada de laboratórios integrados do país e dá apoio para o desenvolvimento da inovação em cooperação com a indústria.

Takao, fornecedora de autopeças

A Takao é uma empresa 100% brasileira, criada em São Paulo no ano 2000, e atualmente é a 2ª maior fornecedora de autopeças no mercado de reparação automotiva do Brasil. Ela está presente em 16 estados, com 20 Centros de Distribuição Regionais. Estima-se que mais de 5 milhões de veículos que rodam diariamente pelo Brasil têm peças Takao. O portfólio da empresa conta com mais de 6,3 mil
itens e a cada ano lança no mercado de reposição mais de 400 novos produtos.

Leave your Comments