Toyota Yaris muda em 2021, mas ainda distante do vendido na Europa
- Trovão Motor.com
- 25 de maio de 2020
Com dois anos de mercado, o Toyota Yaris vendido no Brasil vai passar por uma pequena mudança com estreia prevista para 2021. Mas não será dessa vez que a linha de hatch e sedã vai acompanhar o modelo comercializado na Europa e Japão.
As novidades serão discretas. Os faróis passarão a se conectar por uma fina faixa cromada que corre pela grade em preto. Os elementos internos exibem um rearranjo, com uma divisão que lembra a do Corolla.
O modelo virá com iluminação full led, algo que o vai diferenciar dentro do disputado segmento. Na lista de rivais estão Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo, Fiat Argo, entre outros, além do Honda City hatch, que estreia em breve.
O para-choque frontal será redesenhado e também os nichos dos faróis de neblina, que terão inspiração na versão gringa em formato de “C”.
Na traseira, pouca coisa atualizada. As lanternas ganharão um rearranjo interno, com acabamento fumê na parte inferior.
Cabine do Yaris com alterações sutis
São esperadas alterações sutis por dentro e na lista de equipamentos. Entre as novidades estão a regulagem de profundidade da coluna de direção – atualmente, somente com altura – e o volante emprestado do novo Corolla.
A Toyota ainda não soltou informações, porém é possível que o painel de instrumentos receba um novo grafismo. A central multimídia também deve ser atualizada, repetindo a interface renovado vista no Corolla.
Lembrando que o Yaris já vem com Apple CarPlay e Android Auto e controles de estabilidade e de tração.
O número de airbags deve aumentar nas configurações mais acessíveis. Hoje, só tem os frontais obrigatórios na maioria da linha – a exceção é a topo XLS Connect, com 7 bolsas infláveis.
Yaris deve manter os motores atuais
Quanto à motorização, deve permanecer com a 1.3, de 101 cv e 13,2 kgfm, e a 1.5, de 110 cv e 15,2 kgfm, ambas com quatro cilindros e conectadas por câmbio manual ou CVT.
O projeto sul-americano ainda é feito sobre a mesma plataforma indiana do Etios, enquanto que o Yaris europeu/ japonês já usa a arquitetura TNGA-B, presente no Corolla, porém ajustada para veículos compactos (daí a letra “B” na nomeclatura).
Recentemente um registro de patente que mostra algumas das novidades visuais vazou do instituto de propriedade industrial da Argentina. E por lá, o Yaris brasileiro também é vendido.
Baseado nessas imagens, o designer Renato Aspromonte, do canal OverBoost no Instagram e Facebook projetou como ficaria o novo Yaris (as fotos que ilustram a matéria).
VEJA TAMBÉM
Essa é a nova Toyota Hilux! Picape fica mais potente e até freia sozinha
Corolla Cross é flagrado em testes e será o SUV da Toyota fabricado no Brasil
Toyota Hilux ganha motor V6 e vira a picape média mais potente no Brasil
Inédito City hatch deve virar a porta de entrada da Honda no Brasil
Renault confirma produção da Alaskan na Argentina e aproxima picape do Brasil