1º Rally de Carros Elétricos leva silêncio e preservação à Estrada da Graciosa

1º Rally de Carros Elétricos leva silêncio e preservação à Estrada da Graciosa

O 1º Rally de Carros Elétricos do Brasil transformou a Estrada da Graciosa, na Serra do Mar paranaense, em uma pista para a mobilidade sustentável. No dia 20 de outubro (domingo), 34 veículos, entre elétricos e híbridos, percorreram as sinuosas curvas da charmosa rodovia.

Organizado pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o evento proporcionou uma experiência inovadora e silenciosa, sem ruídos de motores nem emissão de poluentes, além de momentos de diversão em meio à Mata Atlântica e cidades históricas.

Ao longo do percurso de 215 km, sensores foram instalados em pontos estratégicos para monitorar a emissão de CO2. “Quando passava um carro a gasolina ou um caminhão, os aparelhos captavam picos de emissão.

Já com os elétricos, a leitura se mantinha estável, confirmando sua eficiência ambiental”, explicou Maurício Pimentel, conselheiro da Unilivre e representante da Carbontech, parceira do evento.

Carros elétricos estacionados em Morretes, no litoral paranaense
O rali fez paradas em Morretes para o descanso e visitação do participantes. Foto: Renyere Trovão

Os dados revelaram que a emissão estimada dos veículos a diesel foi de 44 kg de CO2, enquanto os abastecidos com gasolina liberaram 39 kg e os movidos a GNV, 31 kg. Já os veículos com etanol soltaram na atmosfera 22 kg de CO2. Os modelos elétricos, por sua vez, apresentaram zero emissão de gases poluentes, destacando o potencial de uma mobilidade mais limpa.

Maurício Pimentel, da Carbontech, explica sobre o monitoramento de emissões no rali. Captação: Renyere Trovão

Números globais divulgados pela Carbontech revelam que os veículos a diesel emitem até 3,12 toneladas de CO2 por ano a cada 12 mil km rodados, exigindo o plantio de 156 árvores para neutralizar esse efeito. Já os a gasolina despejam 2,8 toneladas de gás carbônico anualmente percorrendo a mesma distância, exigindo o plantio de 138 árvores.

Embora menos poluentes, os movidos a GNV geram 2,2 toneladas, o equivalente a 108 árvores, e os com etanol liberam 1,5 tonelada, o que necessitaria o plantio de 78 árvores por ano para neutralizar seu impacto.

Carros elétricos em fila para a largada em meio à floresta em Pinhais.
Rally de Carros Elétricos durante a largada em Pinhais. Foto: JFilms

O Rally-e, ao promover essa medição, reforçou como os veículos elétricos estão transformando o cenário da mobilidade, oferecendo uma solução ecologicamente responsável nas ruas e estradas.

Mais rallys de carros elétricos no futuro

Além de verificar o impacto ambiental, a prova reforçou seu compromisso com a preservação ambiental ao distribuir mudas de árvores nativas em cada parada e realizar o plantio de algumas delas.

“Este é apenas o primeiro de outros ralis de elétricos que planejamos para o futuro, sempre com o foco na sustentabilidade, como foi o pedido dos próprios participantes”, disse Natálio Stica, organizador do Rally-e.

Samir Teffeha, coordenador de Sustentabilidade do Rally-e. Vídeo: Renyere Trovão

A iniciativa foi um evento familiar, com muitos pilotos e navegadores participando ao lado de seus cônjuges e amigos, e sem incidentes ou acidentes.

“Vimos diversos carros com pais e filhos a bordo, tornando este evento uma grande celebração a cada parada”, enfatizou.

Piloto e navegador durante o Rally de Carros Elétricos, na Graciosa.
Piloto e navegador durante o Rally de Carros Elétricos, na Graciosa. Foto: JFilms

Para os participantes, a experiência foi surpreendente. Vinícius Cechiato, navegador da dupla vencedora, ressaltou o silêncio do carro elétrico e a necessidade de maior atenção durante a competição.

“A gente está acostumado com o barulho do motor, do intercomunicador, que ajuda a comunicação entre piloto e navegador. No rali tradicional, o barulho da aceleração sempre indicava se o piloto estava atrasado ou não. Aqui, não tinha como saber, tive que ficar de olho no relógio. Foi uma sensação totalmente diferente, mas fascinante.”

Cadmo Cardoso, o piloto da equipe campeã, destacou a importância do evento: “É incrível ver como o carro elétrico transforma a experiência da prova. Essa ideia precisa continuar, e imagino que, no futuro, veremos mais eventos como este pelo Brasil.”

O navegador Vinícius e o piloto Cadmo falam sobre a experiência do rali com carros elétricos. Captação: Renyere Trovão

Eduardo Pereira, coordenador técnico do Rally-e, também comemorou o sucesso e destacou o desempenho dos elétricos.

“Superou todas as expectativas, até porque os carros que desceram a Graciosa regeneraram a bateria durante o percurso, e muitos chegaram a Paranaguá com cerca de 70% de carga. Aquele preconceito de que o carro elétrico não pode fazer viagens longas ou enfrentar atividades mais desafiadoras foi quebrado.”

Vencedores do Rally de Carros Elétricos exibem os troféus com os organizadores.
Os primeiros lugares do Rally de Carros Elétricos com os organizadores do evento. Foto: JFilmes

Paradas com direito a pastel e caldo de cana

Paradas estratégicas permitiram que os competidores apreciassem a paisagem e experimentassem o tradicional pastel com caldo de cana, além de visitar pontos turísticos. O evento foi finalizado com a premiação e sorteio de brindes no Parque São José, na entrada de São José dos Pinhais, após a subida pela BR-277.

“O clima colaborou, muita gente feliz, curtindo tanto a Estada da Graciosa como os pontos de descanso nas cidades históricas”, resumiu Samir Teffeha, coordenador de Sustentabilidade do Rally-e.

Eduardo Pereira, coordenador técnico do Rally-e, fala sobre a autonomia do carros elétricos. Vídeo: Renyere Trovão

O Rally de Carros Elétricos foi organizado pela Unilivre, de Curitiba, sob a responsabilidade técnica da Federação Paranaense de Automobilismo e do Rallye & Pista Motor Clube (RPM Clube). E contou com o patrocínio da Copel, além do apoio da BYD Servopa, Portos do Paraná – Logística Inteligente, Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Grupo de Ensino Isulpar, Serra Verde, Carbontech, Instituto Água e Terra, Sistema Fetranspar, RICTV e prefeituras de São José dos Pinhais e de Morretes.

Linha de chegada do Rally de Carros Elétricos no Parque São José
A chegada do Rally de Carros Elétricos foi no Parque São José, em São José dos Pinhais. Foto: JFilms
Jorge Grocholski e a filha Yasmin falam sobre a participação da família no rali. Vídeo: Renyere Trovão
Jacques e Thaís Hulshof saíram de Holambra (SP) para participar do rali. Vídeo: Renyere Trovão
Ramiro Dias e Josiane Kern, de Curitiba.

Leave your Comments