Peugeot e-208 GT, 100% elétrico, estreia no Brasil com o sucesso europeu na bagagem
- Renyere Trovão
- 28 de setembro de 2021
O Peugeot e-208 GT finalmente estreia no Brasil, em período de pré-venda. O primeiro carro 100% elétrico da marca francesa no mercado nacional estava previsto para desembarcar por aqui desde que o novo 208 foi lançado em 2020. O modelo chega em versão única, por R$ 244.990, e, neste momento, será vendido somente por concessionárias do Rio de Janeiro e São Paulo.
O hatch plug-in é o segundo veículo elétrico produzido em série da Peugeot, apresentado na Europa pouco depois do e-2008. E por lá já repete o sucesso do SUV compacto, com cerca de 20% de participação nas vendas, assumindo o papel de liderança no segmento verde em diferentes mercados.
A Peugeot, que hoje integra o grupo Stellantis, ao lado de Jeep, Fiat, Citroën, entre outras, também fala em bons números no mercado brasileiro e até flerta com o topo das vendas. Mas, para brigar pela meta audaciosa terá de esperar a comercialização da novidade em outras praças. A montadora adiantou que até o início de 2022 mais seis cidades passarão a oferecer o carro : Curitiba (PR), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).
O Peugeot e-208 GT vem importado da Eslováquia (Europa) para enfrentar uma vasta de lista de concorrentes, alguns com preços menores, inclusive, o que significa que a missão de figurar entre os líderes não será fácil.
Dimensões
A novidade é construída sobre a mesma plataforma modular CMP (Common Modular Platform) do 208 a combustão. Arquitetura, aliás, que já nasceu para a eletrificação.
Com isso, as dimensões se repetem: 4,05 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,43 m de altura e um entre-eixos de 2,53 m. Em relação ao peso, são 1.530 kg contra os 1.178 kg do 208 Griffe. Já o porta-malas mantém a capacidade de 311 litros.
Peugeot e-208 GT com motor elétrico de 136 cv
O Peugeot e-208 GT vem equipado com motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, enviados para as rodas dianteiras. O hatch vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 150 km/h. No modelo térmico, o propulsor é o 1.6 aspirado, de 118 cv e 16,1 kgfm.
Há três modos de condução disponíveis: o “Eco”, com foco na otimização da autonomia; o “Drive”, entrega mais conforto para os deslocamentos do dia a dia; e o “Sport”, que prioriza o desempenho, com tocadas em potência e torque máximos.
O câmbio é do tipo joystick, com a função “B Mode”, que garante a regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo.
Autonomia de 340 km
Por falar em autonomia, ela é de 340 km (padrão WLTP europeu) com seu conjunto de baterias de 50 kWh. Os tempos de recarga, segundo a fabricante, são.
- 16h: tomada doméstica (110 ou 220V).
- 4h a 6h (80%): wallbox (7,4 e 22 kW).
- 30 min (80%): carregador ultrarrápido (100 kW).
Os 20 primeiros compradores receberam gratuitamente uma estação de recarga doméstica (wallbox), da WEG. Os plugs são do padrão Tipo 2 e CCS 2 (para recarga ultrarrápida). A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de quilometragem de 160 mil km.
Versão elétrica com itens do 208 Griffe
O e-208 segue as lista de equipamentos do 208 Griffe. Confira os principais itens:
- painel de instrumentos digital com display de 10”;
- central multimídia com tela de 7”;
- faróis e lanternas full led;
- seis airbags;
- chave presencial;
- ar-condicionado digital e automático;
- sensores de chuva e de luz;
- sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- piloto automático adaptativo;
- assistente de permanência em faixa;
- leituras de placas;
- rodas de liga leve aro 16 diamantadas, com pneus do tipo run flat (exclusivos da versão elétrica);
- bancos e volante em couro;
- freio de estacionamento elétrico;
- frenagem automática de emergência;
- teto panorâmico;
- carregador wireless para smartphones.
Mais refinado que o 208 feito na Argentina
Em relação ao 208 1.6 feito na Argentina, a versão elétrica entrega um acabamento mais refinado, com costuras verdes e azuis em diversas peças, materiais emborrachados por todos os lados, bancos esportivos com design diferenciado, além da alavanca do câmbio com formato de joystick.
Por fora, o e-208 destoa do irmão a combustão pela grade, com traços na cor da carroceria, pelas rodas aro 17 com desenho esportivo, molduras pretas nas caixas de roda, lanternas em led, logotipos da marca com fundo azul, porção central do para-choque traseiro em preto brilhante e suspensão mais baixa.
Há ainda uma exclusividade na paleta de cores. Além das clássicas tonalidades de preto, prata e cinza, o 208 elétrico oferta os tons amarelo Faro, vermelho Elixir e azul Vertigo (mais claro que o azul Quasar do modelo 1.6).
e-208 GT abre ofensiva elétrica da Peugeot
A chegada do Peugeot e-208 GT abre caminho para o reposicionamento da marca no país, com uma ofensiva voltada à eletrificação, estratégia que a Peugeot chama de Move To Electric (Mudar para o elétrico).
Ainda em 2021, a empresa vai lançar a e-Expert, uma van comercial média elétrica que trará na bagagem o prêmio “International Van of the Year”, eleita por jornalistas especializados da Europa.
Segundo a companhia está sendo criado um ecossistema que engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível em termos de eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente.
Dentro dessa proposta está a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do e-208.
Ecovagas pelo Brasil
Dentro desse ecossistema também estão parceiros que viabilizam essa nova experiência para o cliente Peugeot. Ele eles estão a Estapar (maior rede de estacionamentos do país) e a Enel X (empresa de soluções energéticas da Enel Brasil). As duas empresas criaram a Ecovagas, que prevê a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos no Brasil.
Os usuários da marca serão beneficiados com o serviço de recarga de forma gratuita, sem qualquer custo adicional à tarifa de estacionamento do local (que é pago).
Atualmente a rede conta com 200 estações de recarga e outros 200 postos serão instalados ainda neste ano. O foco serão shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar
Na primeira fase, as estações de recargas estão instaladas em 29 cidades em 13 estados, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
LEIA MAIS
Ford Transit volta ao Brasil como van de passageiros, conectada e semiautônoma
Toyota lança o Kinto One Personal, seu serviço de carro por assinatura
Volvo lança XC40 elétrico no Brasil disposta a liderar as vendas no segmento
Citroën C4 Cactus ganha edição limitada X-Series, com visual mais descolado