Fiat Titano: como é equipada a picape média que estreia em março
- Trovão Motor.com
- 19 de fevereiro de 2024
A Fiat Titano já está em contagem regressiva para o lançamento no Brasil. A primeira picape média da marca italiana estreia no dia 14 de março. A Stellantis divulgou imagens da novidade, que chega como linha 2025, além de um vídeo curto com diversos detalhes internos e externos.
Como já foi revelada e está à venda na África e no Oriente Médio, além de ser um projeto atualizado da Peugeot Landtrek (leia mais abaixo), é possível listar alguns equipamentos que também serão adotados por aqui.
- central multimídia com tela grande, Android Auto e Apple CarPlay sem fio;
- assistente de descida;
- câmera de ré;
- ar-condicionado automático de duas zonas;
- controle de cruzeiro;
- sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- piloto automático;
- rodas aro 18;
- bancos e volante em couro;
- espelhos retrovisores com rebatimento elétrico;
- direção hidráulica;
- partida do motor por botão com chave presencial.
O quadro de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos, que envolvem o computador de bordo, de tela colorida digital.
Fiat Titano é a irmã da Peugeot Landtrek
A Fiat Titano é baseada na Peugeot Landtrek, picape intermediária que é vendida no Chile e na República Dominicana, e que chegou a ser cogitada para o Brasil, quando a Stellantis ainda nem existia. Com a incorporação da PSA Peugeot Citroën pelo novo grupo, o projeto Peugeot deu lugar ao da Fiat.
A marca italiana possui uma rede de concessionárias bem mais ampla que a francesa e tem tradição em picapes, com as campeãs de venda Strada e Toro. A Titano herdará muitos detalhes visuais e equipamentos da irmã Peugeot, porém adotará um nova grade frontal e outro trem de força, como também um acerto dinâmico mais voltado à realidade brasileira (leia mais abaixo).
Faróis com DRL e lanternas verticais
Apesar de a grade frontal tem um design próprio, o visual da Titano segue o estilo da Landtrek. Os faróis horizontais e os DRL em formas de dentes de leão remetem à marca francesa. Na traseira, as lanternas verticais vêm com luzes em led e o nome da picape cromado no centro da tampa da caçamba.
Na lateral, se destacam as maçanetas e retrovisores cromados, além do santoantônio com barras de proteção para o vidro traseiro.
Por dentro, o console central é formado por teclas a la Peugeot. O volante multifuncional exibe plásticos que imitam preto brilhante, enquanto o banco do motorista possui ajustes para assento, encosto e lombar, e acabamento em couro para todos os ocupantes.
A picape deve oferecer ainda câmera com projeção de imagens em 360º para facilitar as manobras e seis airbags.
Motorização deve chegar a 200 cv
Apesar de a Stellantis não ter antecipado dados técnicos da Fiat Titano, é bem provável que adote o motor 2.2 turbodiesel da família BlueHDi. É uma propulsor já usado pela linha de vans da Stellantis, como Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer.
Enquanto nos veículos comerciais, ele rende 140 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, na picape receberá uma recalibração para alcançar cerca de 200 cv e torque de 45,8 kgfm. Assim, poderá disputar na mesma prateleira da média do segmento, liderado por Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
A escolha é natural diante da opção 1.9 turbodiesel, de 180 cv e 40,2 kgfm, que equipam as unidades da Landtrek que saem do Uruguai para o Chile – a Titano também virá para o Brasil via Montevidéu.
A transmissão deverá ter duas opções, a manual de seis marchas e a automática, de seis velocidades e função Eco e Sport, sempre com tração 4×4 sob demanda e cabine dupla. Já as versões devem seguir as nomenclaturas já vista na Strada e na Toro: Endurance, Freedom, Volcano e Ranch.
Fiat Titano com dimensões próximas à Landtrek
Mesmo com a mudança no projeto feito pela área de engenharia da Stellantis em Betim (MG), a Titano deve manter as dimensões muito próximas as da Landtrek. A picape da Peugeot possui 5,33 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,87 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Já a capacidade de carga varia de 1.020 kg a 1.200 kg.
Em relação ao preço, é possível que só seja revelado no lançamento. Mas, certamente ficará acima dos R$ 210 mil, uma vez que a Toro custa R$ 212.990 nas versões Ultra e Ranch.