Rally Transparaná 2023 faz festa para os campeões em Curitiba
- Trovão Motor.com
- 27 de fevereiro de 2023
A 29ª edição do Rally Transparaná, o maior rali de regularidade das Américas, chegou ao fim no último sábado (25), em Curitiba. Mais de 200 competidores cruzaram o inconfundível portal amarelo inflável para a festa de premiação, que ocorreu em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
Foram cinco dias de disputa, lingando Foz do Iguaçu à capital paranaense, passando por 173 municípios num percurso que superou os 1.600 km. O trajeto foi dividido entre as regiões Norte, Central e Sul do estado, até o destino final, Curitiba
A emoção na chegada tomou conta de pilotos, navegadores nas categorias Rally de Regularidade 4×4, Moto, Adventure 4×4, Trilhão, que foram recepcionados por familiares. Ao todo, cerca de mil pessoas participaram da festa de encerramento.
Confira como ficou o pódio das categorias:
MASTER
Campeão: dupla Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC).
Vice: Flávio Roberto Kath (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC).
Terceiro: José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC), na terceira colocação.
GRADUADO
Campeão: Vinicius Parizotto Gustman e Felipe Tavares (Castro-PR). f
Vice: Marcelo Cominesi e Lucas Messias Cominesi (Ivaí)
Terceiro: Jeolayne Henrique Pinto (Contagem) e Tiago Vilaça Cunha Ferreira (Contagem).
TURISMO
Campeão: Marco Brigagao Carraresi e Leonardo Farmarin Carraresi (Sorocaba-SP)
Vice: Alessandro Weirich e Gabriela Lis (Curitiba-PR)
Terceiro: Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP).
LIGHT
Campeão: Vitor Delfrate Neto e Guilherme Delfrate (Palmeira-PR).
Vice: Carlos Eduardo Santos e Denys Fernando Santos (Ivaí-PR).
Terceiro: Pedro Henrique Abram (Pinhais-PR) e Amauri Cabrini de Almeida (Ivaí-PR).
TPM no Rally Transparaná
Além da competição, o Rally Transparaná possui um cunho social e educativo. Ao todo, três projetos integraram essa edição. O TPM – Transparaná para Mulheres, que busca valorizar a participação feminina nessa modalidade, realizou arrecadação de absorventes, em parceria com a Mili, que foram separados em kits e entregues às secretarias de Ação Social das prefeituras pelas cidades que receberam a prova. Uma quantia também foi destinada ao Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL, que atende pacientes com câncer.
Outra ação promovida durante essa edição foi o Trans Semeia, que espalhou sementes nativas por todas as regiões, através de bombas de argila preparadas com sementes. A proposta visa ser uma contrapartida em relação à emissão de poluentes dos motores.
Os participantes ainda doaram cestas básicas que também foram distribuídas nas cidades ao longo do trajeto. Foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de alimentos. A entrega simbólica dos donativos aconteceu durante as premiações.
Categorias
Ao todo, a 29ª edição do Rally Transparaná reuniu 12 subcategorias:
Carros: Rally 4×4 Master, Rally 4×4 Graduados, Rally 4×4 Turismo, Rally 4×4 Light, Trilha 4×4 e Passeio Adventure.
Motos: Big Trail Enduro, Big Trail Turismo, Big Trail Turismo Garupa, Big Trail Turismo Duplas, Big Trail Turismo Feminina e Big Trail Turismo até 450 cc.
O Transparaná, que ainda acolhe os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), numa competição de bicicleta, é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba (JCC) e a Federação Paranaense de Motociclismo (FPrM), em parceria com o governo do estado. E teve o apoio e patrocínio de Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Dispauto Autopeças, Ekron Off Road, Acassius Centro Gráfico, Yokohama – Tire Shop, GS Performance, RL Cópias, Pro Tork – SportBay e Trilha SC.
LEIA MAIS
Transparaná: Mili apoia projeto TPM com a doação de 4,2 mil absorventes
Laquila lança linha inédita de capacetes com tecnologia da motovelocidade