Lançamento: Ram 1500 é a picape mais potente e rápida do Brasil
- Renyere Trovão
- 10 de dezembro de 2020
Após uma longa espera, finalmente a Ram 1500 será vendida oficialmente no Brasil. A novidade chega com status de ser a picape mais potente e rápida do país, tratada pela marca como a primeira muscle truck em solo nacional.
Ela desembarca num primeiro momento vindo dos EUA somente na versão Rebel, com o motor V8 5.7 a gasolina, de 400 cv. O preço é de R$ 399 mil, porém as primeiras 100 unidades vêm com os pacotes opcionais Night Edition e Level II (veja mais abaixo), que elevam a etiqueta para R$ 419.990.
A pré-venda começou nesta quinta-feira (10) pelo site www.ram.com.br e as primeiras entregas começam em abril de 2021.
Diferentemente da irmã grandalhona 2500, que foi renovada por aqui no início deste ano, a Ram 1500 Rebel não exige CNH do tipo C do condutor. O modelo fica no limite do tamanho e peso de um comercial leve.
Mesmo assim é um brutamontes perto das picapes médias no Brasil. Veja no comparativo com a líder de vendas Toyota Hilux, que acaba de ser atualizada.
Dimensões | Ram 1500 | Toyota Hilux |
---|---|---|
Comprimento | 5,93 m | 5,32 m |
Largura | 2,08 m | 1,85 m |
Altura | 2,01 m | 1,81 m |
Entre-eixos | 3,67 m | 3,08 m |
Peso | 2.610 kg | 2.090 kg |
Caçamba | 1.200 kg | 1.000 kg |
Motor da Ram 1500 é um V8
O principal chamariz da Ram 1500 Rebel, que será bem explorado pela FCA (Fiat-Chrysler Automóveis) na campanha de lançamento, é o imponência do motor.
De longe é a picape com mais cavalaria em solo nacional, superando com folga na potência até a 2500. O propulsor é um V8 Hemi, com 5.7 litros, que rende 400 cv a 5.600 rpm e entrega 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm.
A motor 6.7 turbodiesel da irmã maior entrega 367 cv, porém é bem mais torcuda, com 110,7 kgfm.
O câmbio da 1500 é automático de 8 marchas, em formato de botão giratório posicionado no painel e não no console. O conjunto faz a Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.
Desempenho que já impressiona num carro de passeio, imagina numa picape full size com quase 6 m de comprimento e 2,5 toneladas. A velocidade máxima é limitada a 174 km/h.
E ainda com ajuda da tração 4×4, o veículo consegue rebocar até 5.062 kg, a segunda maior capacidade no Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg).
Picape RAM 2500 estreia versão Night Edition para ficar ainda mais exclusiva
Quatro cilindros desativados em velocidade cruzeiro
O usina de força vem com um sistema inteligente que desativa quatro cilindros e corta a alimentação do combustível durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada.
Com isso, o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados, priorizando o menor consumo. A FCA informa 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l, na estrada.
A grade dianteira também com aletas ativas que se mantém fechadas, reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna necessário para otimizar o arrefecimento do motor.
O objetivo da 1500 é ser um produto único no mercado, a primeira premium muscle truck do Brasil, e por isso recorremos ao HEMI, motor icônico, com enorme tradição, apelo entusiasta e capacidade de proporcionar experiências sensoriais incríveis.
Breno Kamei, diretor da marca Ram para a América Latina.
Ram 1500 tem até teto solar panorâmico
A Ram 1500 desembarca no país com um pacote generoso de itens de tecnologia e de luxo, alguns inéditos por aqui na categoria, como o sistema de estacionamento semiautônomo paralelo e perpendicular (Park Assist), head-up display, áudio Harman Kardon e teto solar panorâmico.
No quesito segurança, destaques para o controle de velocidade adaptativo (ACC) – freia e acelera o veículo sozinho conforme o ritmo do trânsito -, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa e controle de oscilação de reboque.
Além do enorme teto solar, a cabine oferece revestimento em couro nos bancos, painel de instrumentos e painéis de portas . Todos os assentos possuem aquecimento, com ajustes elétricos em 12 posições para os dianteiros.
O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
RAM 2500 de cara nova e mais forte para aumentar o desejo dos picapeiros
Espaço e conectividade
O exclusivo assoalho todo plano na parte traseira favorece espaço digno de limusine. Há porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Ao todo, são 151 litros de volume disponíveis no interior. É possível até guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.
A Ram mostra que também é conectada. Tem uma central multimídia em formato vertical, de 12 polegadas, que mais lembra um tablet gigante. Todos os comandos do veículo estão inseridos nela, do ar-condicionado digital à conexão Android Auto e Apple Carplay.
O interior dispõe de 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V, para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets.
Caçamba com tampa multifuncional
A caçamba da Ram 1500 conta com o RamBox, compartimentos integrados nas paredes laterais da carroceria que têm capacidade para 103,4 litros cada. A tampa vem com amortecimento na descida e auxílio na subida, além da abertura remota pela chave.
Sem falar na exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). Isso permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado.
Picape com 41 premiações
Lançado mundialmente em 2018, a nova geração da Ram 1500 já ganhou 41 prêmios da imprensa e órgãos especializados na América do Norte.
Neste ano levou o troféu de “Carro de Luxo de 2020”, conquista inédita para uma picape, ficando à frente de sedãs e SUVs. Em 2019 e 2018, o modelo foi eleito o “Utilitário Norte-Americano do Ano”.
Ainda em 2018, abocanhou o prêmio de Truck of Texas, o estado dos EUA com a maior proporção de picapes na frota.
Identificamos que existe um interesse por picape full size com motor V8 a gasolina em clínicas com consumidores. Dessa forma, nos aproximamos de uma clientela mais localizada nas grandes capitais e seus entornos, diferenciando do perfil da Ram 2500, cujos compradores se concentram nas regiões do agronegócio, no interior do país.
Breno Kamei.
Principais itens de série
- Direção elétrica;
- ar-condicionado digital de duas zonas;
- central multimídia Uconnect de 12” com Android Auto e Apple CarPlay;
- câmera de ré 360°;
- navegação GPS embutida;
- controle de cruzeiro adaptativo;
- faróis e lanternas full led;
- farol alto automático;
- sensores de chuva e crepuscular
- chave presencial com partida remota;
- Tela TFT de 7” para o computador de bordo no quadro de instrumentos;
- carregador de celular por indução;
- 6 airbags;
- frenagem automática de emergência com detecção de pedestres;
- assistente de permanência em faixa;
- controle de oscilação de reboque;
- freio de estacionamento elétrico.
Cores disponíveis: branco Bright, cinza Maximum Steel, prata Billet, preto Diamond e vermelho Flame. A parte inferior das portas e para-lamas traseiro sempre pintados de preto.
Interior: o revestimento tem duas opções – preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
Opcionais
- Night Edition: acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas.
- Level II: sistema de som Harman Kardon de 900 kW, 19 alto-falantes, subwoofer e cancelamento de ruídos; head-up display (projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa); tampa traseira multifuncional e retrovisor interno com tela LCD mostrando imagem transmitida por câmera traseira.
FOTOS: Ram/ Divulgação
LEIA MAIS
Conheça o Taos, novo integrante da artilharia SUV da Volkswagen no Brasil
Novo Nissan Versa chega com status “premium” e tecnologia de carro superior
Nova Toyota Hilux muda visual e ganha potência para continuar líder
Toyota SW4 2021 chega ao Brasil com novidades; veja preços, versões e itens de série