UTV Guepardo estreia nova marca off road, com ex-engenheiros da Troller

UTV Guepardo estreia nova marca off road, com ex-engenheiros da Troller

A UTV Guepardo fará a estreia da mais nova marca brasileiro de veículos off road. A empresa, que leva o mesmo nome da animal terrestre mais rápido do planeta, tem sede no Ceará e já anunciou a chegada da novidade até metade deste ano. As informações são do jornalista André Marinho, do Guia Automotivo.

A Guepardo preencherá a lacuna deixada pela Troller após o fim da produção do utilitário pela Ford em Horizonte (CE). Aliás, a cidade também receberá a futura fábrica da nova marca. Os primeiros protótipos foram feitos numa linha de montagem provisória

Gaiola do protótipo UTV Guepardo
UTV Guepardo durante a construção do protótipo na linha de produção provisória da nova marca. Reprodução/ Guia Automotivo

Segundo noticiou o site, até julho os veículos já estarão prontos para o início da pré-venda. O projeto UTV Guepardo conta com a participação de quatro ex-engenheiros mecânicos da Troller. No momento, eles estão aprimorando e finalizando o protótipo.

“Os testes começam em maio, refinando até junho, com lançamento do protótipo e pré-venda até julho”, informou Moacir Braga, um dos engenheiros, ao Guia Automotivo.

O time que veio da Troller é formada ainda por Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato (leia mais abaixo). O quarteto acredita que o mercado fora de estrada é muito interessante e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e preço.

Atualmente, os modelos UTVs à venda em solo nacional são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). 

Um UTV mais encorpado, usado em competições de rali de velocidade. Reprodução/ UTV Off Road Brasil

UTV Gepardo com baixo custo de manutenção

De acordo com Moacir, o fato de ser produzido no país traz uma série de vantagens. O carro terá baixo custo de manutenção e a presença de componentes nacionais. Além disso, a novidade vai contar com um design inovador e primar pela segurança e perfomance.

“Estamos usando softwares que são utilizados pela indústria automotiva para validação do projeto, análise estrutural e desempenho. Então, será um veículo validado para uso genuinamente off road”, observou o profissional.

O idealizar da nova marca, Clauder Ciarlini, adiantou que o preço será bastante competitivo, abaixo de R$ 200 mil. “Todos os UTVs que estão no mercado brasileiro estão com preço superior a R$ 200 mil, e, além disso, não há a pronta entrega”, ressaltou.

Também faz parte da empresa o diretor Administrativo e de Relacionamento Institucional, Carlos Henrique. 

Motor turbo Volkswagen

O UTV Gepardo deve ser equipado com motor turbo, da família TSI da Volkswagen. Conforme Moacir, o propulsor “tem uma curva de torque muito boa para esse tipo de dirigibilidade”.

A suspensão está sendo desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um UTV”, pontuou Moacir.

O jornalista André Marinho disse que teve acesso ao futuro design do veículo e ficou impressionado pelo visual futurista do modelo. É aguardar e conferir.

O que é UTV?

A abreviatura inglesa UTV significa “Utility Task Vehicle”. Seria algo como “veículo utilitário multitarefas”, construído com uma gaiola de proteção e, geralmente, com tração traseira. É voltado ao lazer em trilhas ou fazendas e também para as competições – são comuns no Rally dos Sertões e no Rally Dakar.

O UTV Guepardo terá opções para quatro ou dois lugares, sendo produzido inicialmente o de maior capacidade. Terá opção de câmbio manual ou automático.

Os engenheiros do projeto UTV Guepardo

Moacir Braga: 24 anos experiência na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP).

Thiago Holanda: 12 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em gerenciamento de projetos. Tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha.

Alexandre Frota: participou do primeiro TX4 Troller de 2009 e também na modernização do TX4 em 2016. Formado em Engenharia Elétrica pela UFC. Estava na Troller desde 2008.

Técnico formado e em conclusão de curso de Engenharia Mecânica. Possui mais de 20 anos no setor, onde também atuou na modernização da marca Troller. Especialista no software que é usado na indústria automotiva e em cálculos estruturais.

LEIA MAIS

Jeep Commander no Parque Barigui Jeep Commander é eleito o “Melhor Carro” no Prêmio Americar 2022

Imagem do teaser de divulgação do novo DeLorean 40 anos depois: DeLorean, do filme “De Volta para o Futuro”, renasce elétrico

Caoa Chery Tiggo 5x Pro de frente Líder de vendas da Caoa Chery, Tiggo 5x vira Pro com novo visual e câmbio CVT

Renault Duster 2023 acelera com motor 1.3 turboflex, de 170 cv; veja preços

Leave your Comments