Pai do dia mundial do Fusca apoia DNF 2020 neste domingo em Curitiba

Pai do dia mundial do Fusca apoia DNF 2020 neste domingo em Curitiba

Correção: texto contém atualizações nas informações.

Comemorado em quase todo o planeta, o Dia Mundial do Fusca surgiu graças à determinação de Alexander Gromow, um alemão de 73 anos, radicado no Brasil desde os 2 anos de idade. A ele se deve também o Dia Nacional do Fusca (DNF), festejado em 20 de janeiro.

E o pai das datas especiais já anunciou seu apoio ao DNF 2020 “Original”, evento que ocorre neste domingo (19), no Tatuquara, em Curitiba. Em sua conta no YouTube, Gromow convida todos os fuscamaníacos da capital e região para a comemoração na Pedra do Agricultor/ Ceasa-PR, em área coberta, das 9h às 18h.

“Será um evento gratuito e sem fins lucrativos, realizado por um grupo de entusiastas, como nos velhos tempos”, enfatiza o apaixonado por Fusca, que é engenheiro elétrico de formação e viabilizou o Dia Nacional do Fusca em 1989.

Dia Nacional do Fusca DNF
Alexander Gromow, idealizador dos dias Nacional e Mundial do Fusca. Foto: Arquivo pessoal

O pedido da respeitada figura do mundo antigomobilista se deve ao fato de Curitiba também ser palco neste domingo de outro evento alusivo ao aniversário de produção nacional do simpático besouro (61 anos,

Tragam a sua alegria e venham comemorar com o seu carro o Dia Nacional do Fusca.

Convida Alexander Gramow, idealizador do DNF.

Dia Nacional do Fusca será um passeio no parque com olhar beneficente

Além de gratuito, ajuda o próximo

O DNF 2020 tem também o caráter beneficente. A organização pede aos visitantes que levem 1 litro de leite UHT (de caixinha) para compor a cesta básica de 150 famílias carentes assistidas pela Ceasa-PR.

Além do gesto social de ajuda ao próximo, as pessoas também ganham um número para concorrer a sorteio de brindes e prêmios durante a festividade.

Fusca alemão há 50 anos na garagem

Dina Nacional Fusca DNF
Fusca alemão 1955, de Alexander Gromow. Foto: Arquivo pessoal

Gramow é dono de um único modelo, bastante raro, adquirido em 1970. Trata-se de um Fusca alemão, ano 55, modelo 56, com a vigia traseira oval, teto solar de fábrica, cor vermelha coral e conhecido por “Rosinha”.

“Este carro foi restaurado na Ala 0, oficina interna da Volkswagen do Brasil (na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo)”, conta o amante do Volks.

Dia Nacional do Fusca
Fusca alemão 1955, de Alexander Gromow. Foto: Arquivo pessoal

Dia mundial é comemorado há 25 anos

O brasileiro por adoção foi responsável por lançar o Dia Mundial do Fusca. Em 1991, Gramow participava do 5.º Encontro Internacional de Volkswagen Antigos de Bad Camberg, na Alemanha, como representante e presidente do Fusca Clube do Brasil.

Ele foi convidado por Heinz Willy Lottermann, organizador do evento (falecido em 2000), a dirigir algumas palavras aos participantes durante o jantar de confraternização.

E com base na experiência do Dia Nacional do Fusca, Gramow colocou em discussão a criação de uma data mundial para o carro. A ideia foi aprovada por aclamação pelos representantes dos cinco continentes.

Nos anos que se seguiram até o próximo encontro na Alemanha, em 1995, o entusiasta conversou via cartas manuscritas (a internet ainda se engatinhava à época) com representantes de vários clubes pelo planeta para definir uma data especial.

E quando chegou o evento de Bad Camberg, Alexander oficializou e lançou o dia 22 de junho como o “World Wide Day of the Volkswagen Beetle”.

Depoimento de Alexander Gromow sobre o DNF 2020

Correção: ao contrário do que havia sido publicado anteriormente, o DNF 2020 a ser realizado na Ceasa não está na sua 14.ª edição, e sim na 1ª sob a organização do Volks SJP – VW a Ar. Há outro DNF 2020 realizado em paralelo, no Autódromo Internacional de Curitiba, também no domingo (19), com a responsabilidade do RustedLive.

LEIA MAIS

Último Fusca produzido no mundo é vendido no Brasil por R$ 329 mil

Volkswagen começa a vender Polo e Virtus GTS; veja preços

⚡ VW Nivus será o nome do futuro crossover do Polo

Golf GTE abre lista de híbridos e elétricos da Volks no Brasil

Leave your Comments