Garagem do futuro: Audi surpreende com novo conceito na CASACOR 2023

Garagem do futuro: Audi surpreende com novo conceito na CASACOR 2023

Na residência do futuro, a garagem não é mais um depósito para ferramentas e bugigangas. Ela se transforma em uma extensão da casa, com cozinha, adega, prateleiras de roupas, sofá e televisão. Essa visão inovadora é apresentada pela Audi do Brasil na 36ª edição da CASACOR 2023, em Curitiba, que ocorre até o dia 23 de julho.

A marca premium alemã mostra que a revolução trazida pelos carros elétricos também alcança o local de estacionamento dos veículos na residência, tornando a garagem do futuro uma realidade do presente. Batizada de “Garagem Club”, o ambiente exclusivo chama a atenção no principal evento de arquitetura, arte, paisagismo e design de interiores das Américas.

Criado pelo arquiteto Felipe Guerra, o espaço é ainda mais valorizado pela presença de Audi e-tron Sportback, lançado em setembro de 2020 como o segundo modelo 100% elétrico da fabricante. O modelo com zero emissão de poluentes ocupa o centro do cenário em tom escuro.

“Queremos oferecer ao público da CASACOR um novo olhar sobre o futuro da mobilidade em que o carro se mistura à arquitetura do ambiente como um elemento dinâmico e integrado à rotina dos usuários”, destacou Cláudio Rawicz, diretor de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Audi e-tron Sportback na Garagem Club da CASACOR 2023
Muito conforto e conveniência na Garage Club da Audi, idealizada pelo arquiteto Felipe Guerra. Foto: Renyere Trovão.

Audi Garage Club agrega lazer e conforto

De acordo com Felipe Guerra, a visão da garagem vai além de ser apenas um lugar para estacionar o carro. Para ele, é um espaço nobre, digno dos veículos que abriga. Com isso em mente, ele apresenta uma proposta multifuncional para o uso desse espaço, que busca agregar lazer, convívio e conforto.

“A minha provocação foi criar um espaço que recebe o carro, mas que pode ser também multifuncional. O espaço da gastronomia, da permanência, do lazer, de guardar as coisas de forma correta. Tirei um pouco aquela ideia da garagem das ferramentas e da bagunça”, explicou o arquiteto, que atua há mais 20 anos no escritório de design e urbanismo de Jaime Lerner, considerado um dos maiores urbanistas do mundo.

A garagem é todo automatizada, com massagem no sofá, abertura da cortina e acendimento das luzes por controle de voz, seguindo uma tecnologia já oferecida pelo Audi exposto. “Eu quis trazer para o espaço aquilo que o carro já disponibiliza de tecnologia”, complementou.

GARAGEM CLUB NA CASACOR 2023 – CURITIBA

Audi presente em todas as etapas da CASACOR

Apesar de ser uma marca constante na CASACOR, é a primeira vez que a Audi do Brasil estará presente em todos as etapas do evento pelo Brasil. São 17 cidades em cinco regiões brasileiras: além do Paraná, acontece no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espirito Santo, Tocantins e Paraíba.

“A etapa de Curitiba tem uma sabor especial porque o Paraná é a casa da Audi. É aqui que produzimos nossos carros e por onde eles chegam ao país. É um orgulho estar na casa da Audi”, ressalta Antonio Calcagnotto, diretor de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade da Audi do Brasil.

Clientes acompanham a palestra de executivos da Audi na CASACAR 2023
Clientes acompanham a conversa promovida pela Audi na CASACAR 2023. Foto: Renyere Trovão

Na noite de 4 de julho, a marca promoveu um evento especial para clientes e imprensa, com o intuito de apresentar o “Garage Club” e explanar sobre a realidade dos veículos elétricos no país. Curitiba é um dos principais mercados de vendas no segmento plug-in.

“Temos um compromisso em melhorar e ampliar a infraestrutura da eletromobilidade no país, que é o grande desafio para o carro elétrico. Estamos ampliando em nossa rede os carregadores ultrarrápidos de 150 kW de potência (capazes de recarregar 80% das baterias em até 23 minutos). Muitas cidades, no entanto, ainda não possuem a capacidade de receber essa potência. Mas, temos conversado com o poder público para viabilizar isso”, disse Daniel Rojas , CEO e presidente da Audi do Brasil, durante o evento.

O executivo destacou que os usuários de veículos com emissão zero de poluentes estão cada vez mais adotando estações de recarga em suas próprias residências, o que torna o abastecimento do veículo mais conveniente. Com uma carga completa, é possível percorrer quase uma semana com uma média diária de 60 km de deslocamento em uma área urbana de grande porte.

“Vendemos carros com carregadores que os clientes instalam em casa, o home charging. Funciona como se recarregasse o seu celular durante à noite. Assim, o motorista sempre terá bateria com energia suficiente para roda no dia a dia”, acrescentou Rojas.

O e-tron, estrela do Garage Club, faz até 446 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP e possui dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente.

Audi e-tron SUV elétrico Conheça o e-tron, SUV 100% elétrico da Audi que dispensa retrovisores

CASACOR tem 39 ambientes

A etapa de Curitiba da CASACOR 2023 é formada por 39 ambientes em um amplo espaço de 6.500 metros quadrados no Edifício AQUA. Sob a temática “Casa & Morada”, esta edição oferece um novo olhar sobre o conceito de “casa”, em que a moradia como espaço físico para habitar é ampliado para englobar o próprio corpo e o planeta.

A Audi realiza ações específicas em cada etapa. A CASACOR será ainda palco de lançamentos da marca das quatro argolas ao longo deste ano. A programação completa do evento itinerante, que ocorrerá entre maio deste ano e março de 2024, pode ser acompanhada pelo site casacor.abril.com.br.

Área de entrada para a CASACOR, no edifício AQUA
Área de acesso à CASACOR, no edifício AQUA, em Curitiba. Foto: Duas Fotografias

Serviço

36ª CASACOR – etapa Curitiba

Onde: Edifício AQUA. Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário.

Quando: 4 de junho a 23 de julho

Horário: terça a sábado, das 15h às 21h; e domingos e feriados, das 13h às 19h.

Ingressos: R$ 86 (inteira) e R$ 43 (meia).

LEIA MAIS

Maria Rita e Elis Regina em campanha da Volkswagen Elis Regina canta ao lado da filha Maria Rita em campanha da Volkswagen

Volkswagen ID.Buzz, a Kombi elétrica, pelas ruas do Rio de Janeiro VW confirma volta Kombi ao Brasil na versão elétrica ID.Buzz e por assinatura

Carro suspenso no elevador em oficina mecânica Classic Oil Motors chega a Curitiba com conceito inovador na troca de óleo

Leave your Comments