Corso de Carnaval em Curitiba resgata desfiles com carros antigos e fantasiados
- Renyere Trovão
- 14 de fevereiro de 2020
Desde 2018 o calendário de eventos automotivos em Curitiba é pontuado pelo Corso de Carnaval, um desfile de veículos antigos caracterizados com enfeites alusivos e passageiros fantasiados.
O evento é realizado a uma semana do Carnaval e resgata a tradição realizada em várias capitais brasileiras na primeira metade do século passado.
A 3ª edição do Corso acontece neste sábado (14), a partir das 14h30, saindo da Praça da Espanha e percorrendo várias ruas no Centro da cidade.
A parada motorizada é organizada pelo Elas Clube e são esperados cerca de 80 veículos de diferentes épocas e modelos.
Um carro de som puxará o comboio, tocando antigas marchinhas. Das janelas dos veículos, os foliões lançarão confete e serpentina.
Trajeto e grito de Carnaval na praça
O Corso de Carnaval terá uma trajeto de 6,9 quilômetros e deve durar cerca de meia hora. Confira as ruas que receberão o desfile:
- Saída está programada para às 15h30 da lateral da Rua Coronel Dulcídio, na Praça da Espanha, no Batel
- O corso seguirá pelas ruas Saldanha Marinho, Presidente Taunay e Vicente Machado até a Praça Osório.
- O desfile continuará pela Alameda Cabral, ruas Cruz Machado e Ébano Pereira e Avenida Luiz Xavier, na Boca Maldita.
- De lá começa o retorno pelas ruas Carlos de Carvalho, Desembargador Motta, Benjamin Lins, Avenida Batel e ruas Costa Carvalho e Vicente Machado até a Coronel Dulcídio, novamente na Praça da Espanha.
Após a chegada serão premiados o carro melhor ornamentado e a melhor fantasia.
A Praça da Espanha estará decorada com adornos carnavalescos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A festa no local para o público e participantes continuará pela tarde, animada pelo grupo de músicos da Banda Lyra Curitibana. Haverá banheiros químicos, preparados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Corso é aberto a donos de antigos
Quem quiser “cair” na folia com a sua caranga com 30 anos ou mais de fabricação (exigência) só precisa fazer o credenciamento meia hora antes no local de concentração para a largada – a saída está prevista para 15h30. Será cobrada uma taxa de R$ 20 que dá direito a um selo de participação para fixar no para-brisa.
O dinheiro arrecadado será revertido em ações sociais, como a compra de roupas ou material escolar para crianças em vulnerabilidade social. O público também poderá doar os itens escolares, no posto de recebimento na praça.
Ford Bigode de 92 anos
Entre os veículos já confirmados está um Ford Bigode 1928 (92 anos), até o momento o veículo mais antigo cadastrado no evento. Segundo Glennys Bessler, presidente do Elas Clube, o objetivo do corso é resgatar os antigos carnavais frequentados por pessoas de todas as idades.
A organizadora conta que a festa de Curitiba é diferente às que ocorrem em cidades do Nordeste, nas quais os trios elétricos são enfeitados e as pessoas acompanham a pé. “Aqui, os foliões irão preferencialmente nos carros”, ressalta.
No entanto, nada impede que o público se divirta do lado de fora, seja dançando ou só vendo passarem os automóveis decorados.
“Que venham adultos, crianças e até bichos de estimação, desde que fantasiados e acomodados de acordo com as normas de trânsito. Vai ser uma diversão saudável e sem álcool.”
Glenys Bessler, presidente do Elas Clube, ao site Toca Cultural
Elas Clubes faz filantropia e resgata tradição
Do fim do século 19 até o início da década de 1940, os desfiles de carnaval com os carros da época eram uma tradição nas ruas do Rio de Janeiro e de outras cidades. Mas, com o tempo, o costume se perdeu.
O Elas Clube – Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná – veio resgatar esse antigo costume. Fundado há 16 anos, e inicialmente formado só por mulheres, o grupo promove eventos beneficentes regulares para arrecadar doações em prol de pessoas carentes.
“A essência do nosso clube é fazer filantropia. Nós usamos os carros antigos como vitrine para fazer as ações sociais. E funciona muito bem. Em 16 anos temos tido uma adesão enorme das pessoas em relação às campanhas que a gente faz.”
Glennys, em entrevista à rádio Band News
Serviço
Corso de Carnaval Elas Clube
Quando: neste sábado (14)
Horário: 14h30 (concentração e credenciamento) e 15h30 (partida)
Local de início: Praça Espanha, no Batel, Curitiba.
Inscrições: R$ 20 (para os carros que irão desfilar)