Corso de Carnaval em Curitiba resgata desfiles com carros antigos e fantasiados

Corso de Carnaval em Curitiba resgata desfiles com carros antigos e fantasiados

Desde 2018 o calendário de eventos automotivos em Curitiba é pontuado pelo Corso de Carnaval, um desfile de veículos antigos caracterizados com enfeites alusivos e passageiros fantasiados.

O evento é realizado a uma semana do Carnaval e resgata a tradição realizada em várias capitais brasileiras na primeira metade do século passado.

A 3ª edição do Corso acontece neste sábado (14), a partir das 14h30, saindo da Praça da Espanha e percorrendo várias ruas no Centro da cidade.

Corso carnaval desfile carros antigos
Foliões se preparam para o desfile no Corso de Carnaval em Curitiba. Foto: Cido Marques

A parada motorizada é organizada pelo Elas Clube e são esperados cerca de 80 veículos de diferentes épocas e modelos.

Um carro de som puxará o comboio, tocando antigas marchinhas. Das janelas dos veículos, os foliões lançarão confete e serpentina.

Trajeto e grito de Carnaval na praça

O Corso de Carnaval terá uma trajeto de 6,9 quilômetros e deve durar cerca de meia hora. Confira as ruas que receberão o desfile:

  • Saída está programada para às 15h30 da lateral da Rua Coronel Dulcídio, na Praça da Espanha, no Batel
  • O corso seguirá pelas ruas Saldanha Marinho, Presidente Taunay e Vicente Machado até a Praça Osório.
  • O desfile continuará pela Alameda Cabral, ruas Cruz Machado e Ébano Pereira e Avenida Luiz Xavier, na Boca Maldita.
  • De lá começa o retorno pelas ruas Carlos de Carvalho, Desembargador Motta, Benjamin Lins, Avenida Batel e ruas Costa Carvalho e Vicente Machado até a Coronel Dulcídio, novamente na Praça da Espanha.

Após a chegada serão premiados o carro melhor ornamentado e a melhor fantasia.

Corso carnaval desfile carros antigos
Praça da Espanha será tomada por carros antigos decorados. Foto: Reprodução/ Internet

A Praça da Espanha estará decorada com adornos carnavalescos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A festa no local para o público e participantes continuará pela tarde, animada pelo grupo de músicos da Banda Lyra Curitibana. Haverá banheiros químicos, preparados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Corso é aberto a donos de antigos

Quem quiser “cair” na folia com a sua caranga com 30 anos ou mais de fabricação (exigência) só precisa fazer o credenciamento meia hora antes no local de concentração para a largada – a saída está prevista para 15h30. Será cobrada uma taxa de R$ 20 que dá direito a um selo de participação para fixar no para-brisa.

O dinheiro arrecadado será revertido em ações sociais, como a compra de roupas ou material escolar para crianças em vulnerabilidade social. O público também poderá doar os itens escolares, no posto de recebimento na praça.

Corso carnaval desfile carros antigos
oliões se preparam para o desfile no Corso de Carnaval em Curitiba. Foto: Cido Marques

Ford Bigode de 92 anos

Entre os veículos já confirmados está um Ford Bigode 1928 (92 anos), até o momento o veículo mais antigo cadastrado no evento. Segundo Glennys Bessler, presidente do Elas Clube, o objetivo do corso é resgatar os antigos carnavais frequentados por pessoas de todas as idades.

A organizadora conta que a festa de Curitiba é diferente às que ocorrem em cidades do Nordeste, nas quais os trios elétricos são enfeitados e as pessoas acompanham a pé. “Aqui, os foliões irão preferencialmente nos carros”, ressalta.

No entanto, nada impede que o público se divirta do lado de fora, seja dançando ou só vendo passarem os automóveis decorados.

“Que venham adultos, crianças e até bichos de estimação, desde que fantasiados e acomodados de acordo com as normas de trânsito. Vai ser uma diversão saudável e sem álcool.”

Glenys Bessler, presidente do Elas Clube, ao site Toca Cultural

Elas Clubes faz filantropia e resgata tradição

Corso carnaval desfile carros antigos
Elas Clube foi fundado por mulheres há 16 anos em Curitiba. Foto: Reprodução/ Internet

Do fim do século 19 até o início da década de 1940, os desfiles de carnaval com os carros da época eram uma tradição nas ruas do Rio de Janeiro e de outras cidades. Mas, com o tempo, o costume se perdeu.

O Elas Clube – Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná – veio resgatar esse antigo costume. Fundado há 16 anos, e inicialmente formado só por mulheres, o grupo promove eventos beneficentes regulares para arrecadar doações em prol de pessoas carentes.

“A essência do nosso clube é fazer filantropia. Nós usamos os carros antigos como vitrine para fazer as ações sociais. E funciona muito bem. Em 16 anos temos tido uma adesão enorme das pessoas em relação às campanhas que a gente faz.”

Glennys, em entrevista à rádio Band News
Corso carnaval desfile carros antigos
Corso de Carnaval era uma tradição na primeira metade do século passado. Na imagem, Família Weiss, em 1925. Foto: Arquivo/ FCC

Serviço

Corso de Carnaval Elas Clube

Quando: neste sábado (14)
Horário: 14h30 (concentração e credenciamento) e 15h30 (partida)
Local de início: Praça Espanha, no Batel, Curitiba.
Inscrições: R$ 20 (para os carros que irão desfilar)

Leave your Comments