Nissan revela novo Kicks, que ganha motor híbrido e estreia em 2021 no Brasil
- Renyere Trovão
- 15 de maio de 2020
A Nissan revela o novo Kicks, que adota a nova identidade da marca e ganha motor híbrido. A reestilização de meia-vida do crossover, lançado em 2016, foi apresentada na Tailândia e chega às lojas brasileiras no primeiro semestre de 2021.
Um olhar rápido pode nos trair a ponto de dizermos que nada mudou. Mas o comparativo entre o novo e o antigo mostra que sim (veja mais abaixo).
A evolução exibe a frente já vista no novo Sentra. O “V” da grade frontal está bem maior que o anterior e os faróis redesenhados ficaram mais finos. A iluminação passa a ser led nas versões mais caras, enquanto a luz de posição diurna sobe para a parte superior da lente
A borda cromada permanece, bem mais fina, e agora contorna a grade até chegar aos faróis. O para-choque tem novo formato e uma entrada de ar menor. Já as luzes de neblina passam a ser redondas, alojadas num nicho vertical.
Na traseira, aí sim as alterações são quase imperceptíveis. O estilo das lanternas é o mesmo, mas agora com lâmpadas em led. O para-choque mudou o formato e vem tem acabamento na cor do veículo. Ele é separado da tampa do porta-malas por linha em plástico preto.
As rodas que aparecem nas fotos são de aro 17” e com o mesmo desenho já usado pelo hatch elétrico Leaf.
Nissan estreia novo multimídia
Por dentro praticamente foi mantido o design da linha atual. Destaque a nova versão da central multimídia com tela de 8 polegadas, chama de Nissan Connect. Na imagem é possível ver uma variedade maior de aplicativos.
O painel de instrumentos mantém a tela TFT de 7” para o computador de bordo, porém recebeu novas funções relacionadas ao sistema híbrido, como, por exemplo, o medidor de eficiência energética.
Na Tailândia, o motor a ser usado será apenas o e-Power. Portanto, a imagem da cabine mostra a nova alavanca de câmbio, associada a um seletor de modo de condução. O botão de partida aparece posicionado no console central, logo à frente da transmissão.
Kicks com mais itens de segurança
A lista de equipamentos de segurança cresceu:
- alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência;
- monitor de ponto cego;
- alerta de tráfego cruzado;
- controle de cruzeiro adaptativo.
E ainda mantém as quatro câmeras para a visão 360° nas manobras de estacionamento e os seis airbags.
Motor híbrido supera 30 km/l
A principal estrela do novo Nissan Kicks é o motor híbrido, chamado de e-Power. Ele usa um propulsor elétrico de 129 cv e 26,5 kgfm de torque para mover o veículo.
A energia vem de um conjunto de baterias de apenas 1,5 kWh, que por sua vez são alimentadas por um outro motor, a combustão, com 1.2 litro, tricilíndrico e de 79 cv, que funciona exclusivamente como gerador.
Como a motorização convencional não traciona o Kicks, ela trabalha em regimes bem baixos, o que significa um ótimo consumo. Testes já feitos pela Nissan mostraram que o desempenho do motor híbrido pode superar os 30 km/l – já a informação da imprensa na Tailândia é de 23,4 km/l.
O Kicks e-Power deve estrear por aqui numa segunnda fase, em 2022. Até lá, o modelo nacional provavelmente continua com o 1.6 aspirado, só que atualizado e que estará no novo Versa (a ser lançado ainda em 2020 por aqui). O câmbio automático do tipo CVT também deve ser mantido.
O volante aparece do lado direito na imagem. Explicação: na Tailândia, onde também vendido, a mão é inglesa.
VEJA TAMBÉM
De olho num hatch de entrada 1.0? Veja os campeões no desempenho
Volkswagen Nivus já tem preços “de loja” e os itens de série e opcionais
Picape da Hyundai surge em projeção na internet com visual polêmico
Emissão do certificado digital do carro pode ser feita sem sair de casa