Rally da Chapada une aventura, natureza, turismo e velocidade na Bahia

Rally da Chapada une aventura, natureza, turismo e velocidade na Bahia

A Chapada Diamantina, na Bahia, será palco da 1ª edição do Rally da Chapada, evento que reunirá os amantes do automobilismo e turismo de aventura nos dias 5 e 6 de agosto, na cidades de Lençóis e Palmeiras.

Com trajeto de 100 km e mais de 50 veículos no grid, a prova terá largada em Lençóis, com percurso realizado por estradas vicinais e pontos turísticos da região como Cachoeira do Mosquito, Mucugezinho e Morro do Pai Inácio.

Os participantes vão poder desfrutar das belezas exuberantes da região composta por rochas, montanhas, vales, trilhas e cachoeiras, além de despertar o espírito aventureiro.

“Lençóis, que vive e respira turismo, foi gravemente castigada nessa pandemia. Diversos empreendimentos por aqui fecharam. Dois anos depois pudemos respirar com o São João, que foi belíssimo, e agora com o Rally da Chapada, primeiro evento pós festejos juninos que vai lotar nossa cidade”, declara confiante a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.

VÍDEO: Saiba mais sobre o Rally da Chapada 2022

Rally da Chapada: a prova

Mapa com o trajeto do Rally da Chapada, na Bahia
Mapa com o trajeto do Rally da Chapada, na Bahia

Diferentemente das provas de competição e velocidade, o Rally da Chapada é um rali de aventura, que vai proporcionar uma experiência divertida aos participantes por meio de tarefas que serão realizadas, unindo pessoas de todas as idades, competidor profissional ou amador e carros de todos os tipos, sejam 4×2 ou 4×4.

Toda rota foi cuidadosamente traçada pelo piloto baiano Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de rali 4×4, que também assina a parte técnica da prova, devido a sua grande experiência em competições.

Os pilotos e suas equipes de apoio (navegadores e zequinhas) sairão do centro de Lençóis por volta das 9h do sábado (6/8) em direção ao Morro do Pai Inácio, em Palmeiras – ponto de chegada da prova.

O trajeto de 100 km vai passar por pontos turísticos e cartões postais da região, como as cachoeiras do Mosquito e Mucugezinho e o Morro do Pai Inácio. A expectativa é que a disputa dure cerca de 4 horas.

Apoio policial e preservação ambiental

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina, na Bahia
Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina, na Bahia. Foto: Divulgação

O Rally da Chapada e os competidores terão policiamento garantido durante a prova e no dia que antecede o evento – por policiais da 42ª CIPM Lençóis, sob o comando do capitão Estrela.

No percurso, policiais da CIPPA – Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental – ficarão responsáveis pela fiscalização e qualquer eventualidade ao meio ambiente, como ações de crime ambiental.

A major Sheila Dias, comandante da CIPPA em Lençóis e mais 25 outras cidades da região, salientou que a maior preocupação da unidade é com a preservação ecológica. “Nossa missão é proporcionar proteção ao meio ambiente através de ações de fiscalização nas áreas de mineração, evitando as queimadas criminosas e a caça e pesca ilegais, além de rinhas de galo”, observa.

Na BR-242, por onde os competidores também passarão, há um grande fluxo de veículos, inclusive, caminhões. Por isso, a fiscalização da prova terá o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesse trajeto, onde os veículos participantes (devidamente sinalizados e identificados) deverão seguir todas as regras de trânsito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Daremos todo apoio necessário ao evento durante a passagem dos ralizeiros pela rodovia. Nossas equipes estarão atentas, oferecendo suporte necessário”, ressalta o chefe da PRF em Seabra, inspetor Ênio Pedreira.

Premiação e ação social no Rally da Chapada

Os vencedores serão conhecidos na festa de encerramento do evento, que será realizada no Mercado Cultural de Lençóis, com premiação para os cinco primeiros colocados das categorias Frontier Family, Adventure 4×4 e Turismo 4×2.

Os participantes também contarão com o show da banda de rock Funcionário Público. Como uma das provas é a doação de no mínimo 10 kg de alimentos não perecíveis por carro (quesito desempate), todos os alimentos serão entregues à Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis.

Sobre Lençóis e Palmeiras

As duas cidades por onde será realizada a trilha do Rally da Chapada foram escolhidas pelo apelo turístico e cultural, além de estar concentrada em Lençóis a maior infraestrutura hoteleira e gastronômica da Chapada Diamantina, cercada de montanhas, cachoeiras e trilhas.

A vizinha Palmeiras também fica situada no Parque Nacional da Chapada, além do principal cartão postal de toda a região, o Morro do Pai Inácio.

É em Palmeiras que está localizada a Cachoeira da Fumaça, a mais famosa da Chapada e a segunda mais alta do Brasil. Com diversos cantos e encantos, o município ainda abriga o Vale do Capão, com uma vila pitoresca, de comida leves e muita natureza e arte ao redor.

“É uma honra nossa cidade ter sido escolhida para sediar o primeiro rali de aventura da Chapada Diamantina. Será maravilhoso podermos participar desse gigante evento”, destaca o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães.

Serviço

O que: 1º Rally da Chapada
Onde: Lençóis e Palmeiras, na Chapada Diamantina
Quando: 5 e 6 de agosto de 2022
Inscrição: R$ 200 + 10 kg de alimentos não perecíveis
Mais informações: https://rallydachapada.com.br/
Instagram: @rallydachapada

LEIA MAIS

Sobra de um veículo UTV off road UTV Guepardo estreia nova marca off road, com ex-engenheiros da Troller

Hyundai HB20 2023 ganha lanternas conectadas e tecnologias de carro premium

Leave your Comments