Volks faz pré-estreia de superônibus, o maior do Brasil

Volks faz pré-estreia de superônibus, o maior do Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou pela primeira vez o superônibus Volksbus 22.280 ODS, que passa a ostentar o título de maior capacidade técnica do mercado brasileiro.

O chassi é capaz de transportar 22 toneladas, o que corresponde a cerca de 115 passageiros, enquanto o seu encarroçamento pode atingir 15 metros de comprimento.

Volksbus 22.280 ODS alcança 15 metros de comprimento. Foto: Divulgação/ Volkswagen

Segundo a VWCO, o veículo se encaixa sob medida às operação de alta demanda, aumentando em aproximadamente 30% a capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais.

Também consegue reduzir o custo operacional comparado a outros veículos maiores, como é o caso dos articulados, por exemplo.

De acordo com a fabricante, o chassi foi projetado para reduzir o consumo de combustível e ampliar o conforto e segurança de passageiros e clientes.

Contribuem para isso a suspensão pneumática, que garante o bem-estar a bordo, principalmente, em terrenos com pavimento irregular. E também a motorização MAN D08, de 277 cavalos, conectado à transmissão ZF seis marchas.

Para alcançar a enorme capacidade de transporte, o novo Volksbus 22.280 ODS é equipado com o terceiro eixo na dianteira. Desta forma também possibilita diferentes configurações, de acordo com a necessidade da operação.

A família Volksbus atende às mais variadas demandas e sazonalidades, reunindo desde micros até veículos de maior capacidade.

VW tem alta nas vendas em 2019

A Volkswagen Caminhões e Ônibus têm registrado um ótimo volume de vendas em 2019. Até o o fim de novembro, foram 5.087 Volksbus negociados no Brasil, segundo a Anfavea.

Isso significa um incremento de 74% em relação às 2.924 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado.

O Volksbus também tem contribuído para a alta de 39,6% nas vendas totais de ônibus no país. De janeiro a novembro a soma na categoria chegou a 19.009 unidades, contra 13.616 até novembro de 2018.

A linha de ônibus da VW se destaca em diferentes segmentos. Entre os mini e micro-ônibus, sobressai o Volksbus 9.160 OD, com 2.250 unidades entregues até novembro, com alta de 88% pelos números do Renavam.

Na linha dos chassis maiores, destinados a operações urbanas e fretamento, os Volksbus 15.190 OD e 17.230 OD dominam a preferência dos clientes VW. Somados, os segmentos responderam por 2.537 entregas este ano, segundo o Renavam, e alta de 75%.

E, finalmente, o Volksbus 18.280 OTS LE tem obtido bons resultados no transporte urbano de passageiros. O projeto segue o padrão europeu e apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas.

LEIA MAIS

STF suspende decisão de Bolsonaro e mantém o seguro DPVAT

Golf GTE abre lista de híbridos e elétricos da Volks no Brasil

Mustang Sombra Negra puxa a fila de lançamentos da Ford em 2020

Leave your Comments