3ª edição do Rally da Chapada desafia trilhas mais difíceis

3ª edição do Rally da Chapada desafia trilhas mais difíceis

O 3º Rally da Chapada terá trilhas mais difíceis que nas edições anteriores, exigindo maior técnica dos pilotos e navegadores. A prova será realizada no dia 15 de julho com largada em Ibicoara e chegada em Barra da Estiva, cidades da Chapada Diamantina escolhidas por abrigarem uma série de destinos turísticos. As duas primeiras disputas ocorreram em Lençóis e Palmeiras, também na bela região baiana.

Serão cerca de 150 quilômetros de percurso envolvendo um grid de 50 veículos, com trações 4×2 e 4×4. O Rally da Chapada é considerado pela FAB – Federação de Automobilismo da Bahia – como o maior rali de aventura do estado. Segundo o diretor-técnico da competição, Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de Rally 4×4, as habilidades das duplas serão fundamentais para o bom desempenho na trilha e, consequentemente, uma pontuação satisfatória a fim de alcançar os primeiros lugares do pódio.

“Nas primeiras edições percebi que o rallyzeiro tem boa experiência nas trilhas. Agora, vamos mudar o foco da prova e valorizar mais a parte técnica, usando mais a estratégia das duplas, ou seja, as habilidades do piloto e navegador”, destaca.

Jeep Renegade durante o Rally da Chapada, na Bahia
O Rally da Chapada é considerado maior e mais importante da Bahia. Foto: Divulgação

Belezas naturais do Rally da Chapada

Ibicoara é conhecida na região da Chapada Diamantina por suas belezas naturais. Destaque para as cachoeiras da Fumacinha e do Buracão. O turismo local também é aquecido pelas diversas trilhas em meio à natureza e a culinária peculiar, como os pratos e petiscos à base de jaca, a famosa “coxinha de jaca”.

A cada edição, os jornalistas automotivos Patrícia Narriman, Roberto Nunes e Valeria Castro, organizadores do Rally da Chapada, têm como meta não apenas as trilhas por onde os carros vão passar, mas que a cidade que recebe a prova seja atrativa para o rallyzeiro, para os comerciantes e moradores do local.

“A Chapada Diamantina é extremamente rica em natureza, destino e imagens incríveis. As cachoeiras do Buracão e Fumacinha, em Ibicoara, são destinos que impactam. Sem contar a culinária. Todo mundo tem de provar a cozinha de jaca, é algo absurdamente rico em nutrientes e sabor”, destaca Patrícia.

Picape da Nissan durante o Rally da Chapada, na Bahia
A 2ª edição do Rally da Chapada ocorreu em Palmeiras, na Bahia. Foto: Divulgação

Para Roberto Nunes, a cidade já estava no radar desde o ano passado. “Iniciamos às tratativas com a prefeitura há 6 meses. Foram diversas reuniões até batermos o martelo. Uma espécie de paixão à primeira vista”, brinca.

A 3ª edição do Rally da Chapada em Ibicoara fará parte do calendário de comemorações da cidade que, na semana do evento, celebrará 61 anos de emancipação política. “Uma festa dentro da festa. Fico muito feliz em saber que Ibicoara foi uma das primeiras cidades a fazer parte desse grande evento. Certeza que serão dias de muita diversão e movimentação econômica na cidade”, ressalta o prefeito de Ibicoara, Gil Melo.

Categorias Adventure e Turismo

A competição contará com cerca de 200 participantes, divididos em duas categorias: Adventure 4×4 e Turismo 4×2. “A intenção é agregar a turma de rali que sempre viaja com a família. Fazer um tour por locais paradisíacos e tornar esse evento não só divertido, mas uma competiçã, acima de tudo, saudável”, ressalta Valeria Castro.

O Rally da Chapada é um evento esportivo e de aventura promovido pela N2 Comunicação e Eventos. Conta com o apoio da Prefeitura de Ibicoara e patrocínio do governo do estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Mais informações e inscrições no site oficial do evento: www.rallydachapada.com.br.

LEIA MAIS

Mulher motociclista com um modelo da Honda Mulher com CNH para motos aumenta 80% no Paraná em 10 anos

Piloto em cima de uma moto de enduro Laquila lança capacetes HJC inéditos no Brasil para fãs de off road

Leave your Comments