Emissão do certificado digital do carro pode ser feita sem sair de casa
- Renyere Trovão
- 11 de maio de 2020
Em tempos de distanciamento social, saiba que é possível emitir o certificado do carro sem sair de casa. Os proprietários de veículos de todo o país, com exceção do Pará, podem ter no celular o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico).
O documento digital está disponível de forma gratuita pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (na Google Play ou Apple Store) ou por meio do Portal de Serviços do Denatran.
O CRLVe tem a mesma validade do certificado impresso e, inclusive, vem com um QR Code para eventuais fiscalizações de agentes de trânsito.
Para a emissão virtual é necessário estar em dia com as obrigações e débitos do veículo nos órgãos de trânsito – pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas.
Para ter acesso, basta inserir na ferramenta de emissão o número do Renavam do veículo e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), popularmente chamado de recibo de transferência.
CRVLe e CNH digital no mesmo aplicativo
O aplicativo é o mesmo da CNH digital, ou seja, armazena ambos os documentos, por isso é chamado de Carteira Digital de Trânsito.
Como cada veículo pode ter mais de um condutor, o CRLVe poderá ser compartilhado com mais de um motorista. Também é possível ter mais de um CRLV eletrônico no mesmo smartphone.
Vale lembrar que dirigir um veículo com licenciamento em atraso é uma infração gravíssima e pode resultar em multa de R$ 293,47 mais sete pontos na CNH. O veículo também pode ser apreendido.
VEJA TAMBÉM
Pandemia do coronavírus libera CNH vencida e muda prazo para tirar ou renovar
De olho num hatch de entrada 1.0? Veja os campeões no desempenho
Picape da Hyundai surge em projeção na internet com visual polêmico
Essa é a nova Toyota Hilux! Picape fica mais potente e até freia sozinha
Corolla Cross é flagrado em testes e será o SUV da Toyota fabricado no Brasil