Motos 2 tempos voltam a atrair quem busca mecânica simples e custo menor de manutenção

Motos 2 tempos voltam a atrair quem busca mecânica simples e custo menor de manutenção

Sucesso nos anos de 1970, as motos 2 tempos estão de volta. E, ao que parece, não apenas como modismo. O estilo é procurado, principalmente, por ser um veículo leve e de mecânica simples, por isso seu custo de manutenção é menor que as de 4 tempos.

O termo 2 tempos refere-se à dinâmica de funcionamento do motor. E como o nome já diz, a operação do propulsor necessita somente de duas rotações do pistão para que a admissão, explosão e exaustão sejam realizadas.

Diferentemente dos 4 tempos, que precisam rotacionar 4 vezes para executar esse mesmo processo. É por isso que a rpm das motos 2 tempos são sempre maiores do que a das 4 tempos. Isso explica o barulho mais estridente, característico desse tipo de veículo.

O barulho faz os apaixonados compararem o motor a “abelhas”. “E tem também aquele inconfundível ‘perfume’ da fumaça do motor 2 tempos”, salienta Luiz Henrique, diretor técnico da MXF Motors, montadora paranaense, especializada em motos, quadriciclos off road e patinete elétrico.

MXF Motors 250ts
Foto: Divulgação/ MXF Motors

Motos 2 tempos resgata saudosistas e atrai nova geração

Dirigir uma moto 2 tempos é diferentes das demais , por isso é fundamental a finalidade de uso do modelo para fazer a escolha correta. Ela é indicada para quem participa de competições de Motocross e Enduro e também é fã de trilhas.

De acordo com diretor da MXF, o estilo é muito cultuado, principalmente, pelos amantes off road ‘old school’ (antiga escola), ou seja, os mais veteranos, que puderam usar muito esse tipo de motor no passado.

“Gradativamente, os mais novos aprenderam, e todos amam aquele som característico dos motores 2 tempos”, destaca.

O fato de os modelos estarem novamente em ascensão reforça o interesse cada vez maior dos mais jovens.

“Houve, a partir de 2010, 2011, uma tendência mundial de retorno das motos 2 tempos, que está se consolidando. Isso pela simplicidade construtiva dos motores, pela fácil obtenção de potência que propiciam”, observa Luiz Henrique.

O surgimento de diferentes modalidades de competições off road que encaixavam nesta motorização contribuíram com esse processo, avalia o diretor. Ele cita como exemplo o ‘hard enduro’, provas indoor com obstáculos naturais – como o mundial de super enduro, que teve duas etapas no Brasil no ano passado.

 

MXF Motors 250ts
Foto: Divulgação/ MXF Motors

Modelos MXF Motors ganham atualização

A MXF Motors tem eu seu portfólio a 250 ts, lançada em 2018 e que acaba de ganhar uma atualização. Entre as mudanças estão os novos farol em led e protetores de mão e de motor; além da curva e ponteira do escape estilo racing.

“É uma nova versão para um modelo com desempenho e qualidade já reconhecidos no mercado, frisa João H. Montani, proprietário da MXF Motors.

O modelo 250ts iria participar do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, adiado devido à pandemia do coronavírus. Ele possui um motor de 224 cm³ com refrigeração líquida e válvula de controle eletrônico.

MXF Motors 250ts
Foto: Divulgação/ MXF Motors

Principais itens da 250ts

  • partida elétrica e pedal;
  • válvula de escape eletrônica;
  • painel digital multifunção;
  • ventilação de radiador com termostato;
  • reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor;
  • protetor de motor e link integrado (opcional);
  • suspensões “Fast Ace” duplo cartucho com regulagem de compressão e retorno;
  • câmbio com seis marchas;
  • freios hidráulicos;
  • pistão duplo;
  • discos ventilados.

A MXF 250ts 2020 pode ser adquirida por a partir de R$ 26.490,00 nas autorizadas MXF espalhadas pelo país. Ou pela compra online em revendas indicadas pela marca.

No ano passado, a empresa lançou a 105 ts, minimoto de motor dois tempos, destinada a competidores mirins.

A MXF Motors adapta para realidade brasileira projetos fornecidos por fabricantes da China e do Japão. “Os modelos montados e comercializados pela MXF Motors são produzidos especialmente para o mercado brasileiro”, finaliza o João Montani.

Clique e siga no Instagram

VEJA TAMBÉM

Leave your Comments