DAF festeja recorde nas vendas com novo CF semipesado e inédito motor 6.7l
- Renyere Trovão
- 19 de janeiro de 2022
A DAF Caminhões Brasil lança o novo CF semipesado com chassi rígido, nas versões 6×2 e 8×2. O modelo atualizado marca a estreia do motor Paccar GR-7, de 6,7 litros, que entrega até 300 cavalos de potência. A novidade chega às concessionárias no início de fevereiro, quando serão anunciados os preços.
O novo CF é voltado para o setor de distribuição, com foco no atendimento urbano e rodoviário de curta e média distâncias para cargas de até 35 toneladas. Seu público-alvo são profissionais autônomos e pequenos produtores, que, segundo a fabricante, buscam maior conforto da cabine, aliando robustez, alto desempenho e baixo consumo.
O modelo marca a estreia da DAF no segmento de caminhões semipesados de entrada. Com recursos emprestados do irmão maior XF, o CF busca conquistar novos clientes numa categoria hoje dominada por Volkswagen Constellation 24-280, Volvo VM 270 e Mercedes-Benz Atego 2426.
DAF CF estreia novo motor
Estrela do lançamento, o novo motor PACCAR GR-7 é um 6,7 litros, com seis cilindros, disponível em duas versões:
- 280 cv e 96,7 kgfm de torque.
- 300 cv e 101,9 kgfm de torque.
Montado numa parceria com a Cummins, em São Paulo, o propulsor com tecnologia Paccar vem equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para o consumo mais eficiente de combustível, a redução de ruídos e a menor emissão de gases poluentes.
Segundo Jarno Broezeexplica, diretor de desenvolvimento da DAF Caminhões, o motor se destaca pela curva de torque plana durante toda a faixa verde. Ele também atende os níveis de emissões P7, equivalente ao Euro 5. Porém, já está preparado para, a partir de janeiro de 2023, cumprir os limites do Proconve P8, que equivalerá ao Euro 6.
Transmissão automatizada
A transmissão é a automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, herdada do XF e é de série. Ela trabalha em baixas rotações graças as relações de marchas mais longas, como percebemos durante o test drive na fábrica da DAF, em Ponta Grossa (PR), realizado neste quarta-feira (19).
Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir e padronização na condução. A marca informa ainda que impacta na redução do tempo de manutenção e no aumento da segurança.
Para ajudar a economizar combustível, o caminhoneiro conta com o assistente de performance do condutor. A marcação verde no painel de instrumentos (de 0% a 100%) mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo.
O novo DAF CF usa o freio motor do tipo borboleta, com 224 cv, que auxilia o motorista nas frenagens em descida e redução de velocidade com trânsito à frente. O mecanismo poupa o maior desgaste e superaquecimento do sistema de freios.
O tanque de combustível tem capacidade para até 650 litros de diesel. Já o de Arla 32, de 42 litros, é confeccionado em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo.
Novos eixos
O caminhão incorporou novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1. Ele possui ainda eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático, e eixos direcionais DAF 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento. Assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.
Cabine mais confortável da categoria
O cliente do novo DAF CF terá a disposição três opções de cabine:
Cabine Day: estreia na linha de caminhões DAF com o novo CF. Ela é exclusiva para a configuração 6×2 e direcionada ao uso diurno. Tem 1,60 metro de altura interna e não vem com leito.
Cabine Sleeper: possui a mesma altura da Day, mas vem com cama de 2,23 m nas versões 6×2 e 8×2.
Cabine Space: a maior da categoria, tem 2,23m de altura interna e 2,10 m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. A experiência é a mesma de estar a bordo do XF.
Ainda no interior, destaque para o acabamento premium e construção voltada para conforto e a ergonomia. Os bancos contam com opções de regulagem de encosto, amortecedor pneumático com diversos ajustes manuais, apoio lombar, de coluna e apoio para o braço.
A cabine feita no Paraná foi desenvolvida para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso proporciona menos cansaço e contribui para uma maior atenção ao volante, além de um condução mais eficiente e segura. O novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria.
Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
O caminhoneiro tem à disposição também cortinas tipo blackout, garantindo maior privacidade e um sono mais confortável, além de cortina central e maleiro. A iluminação interna é acionada por botões digitais e conta com três níveis de regulagens.
Itens opcionais
- Geladeira interna, com capacidade para 33 l (permite o transporte de alimentos e bebidas dentro da cabine).
- Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado.
- Buzina pneumática de teto.
- Faróis em led.
- Faróis auxiliares com função cornering.
- Aviso sonoro de marcha à ré.
- Espelho de aproximação frontal.
- Climatizador de teto.
- Suporte fixo para estepe.
- Airbag.
- Rodas em alumínio.
- Ar-condicionado com função Auto.
O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.
Recorde nas vendas
Com o novo DAF CF, a montadora pretende ampliar sua atuação entre os semipesados rígidos, uma categoria que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no país.
A empresa holandesa vive um bom momento no Brasil. Em 2021 deu um salto de 46,2% nas vendas em relação ao ano anterior, superando os 43,5% de elevação do mercado total de caminhões.
A DAF emplacou 5.600 veículos no ano passado nos segmentos de pesados e extrapesados, um recorde histórico para a companhia em oito anos de presença na mercado brasileiro com a fábrica no Paraná. Atualmente, são mais de 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando em ruas e estradas pelo país.
O bom desempenho e o lançamento do novo CF fazem a marca projetar um 2022 ainda melhor. Um aumento de 20% nas vendas, o que seria o dobro de todo o setor de caminhões, anunciado no início de janeiro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea).
2022 será outro ano desafiador, ainda com questões envolvendo o fornecimento de peças, as variações cambiais e a inflação em alta. Mesmo assim, queremos crescer 20% e anunciar um novo recorde, atingindo perto de 6.700 veículos.
Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
A DAF planeja mais investimentos na fábrica em Ponta Grossa, direcionados à modernização e automação da linha de produção, dentro do conceito da indústria 4.0. A unidade paranaense também passa a exportações caminhões para a América do Sul, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF Off Road.
LEIA MAIS
Mercedes lança o Arocs, um caminhão com cidadania brasileira e DNA alemão
DAF lança nova geração do XF no Brasil e promete consumo 14% menor