Conheça a Peugeot Landtrek, picape que vai brigar com Hilux, S10, Ranger e cia
- Renyere Trovão
- 21 de fevereiro de 2020
O mercado de picapes médias no Brasil ganhará mais um concorrente no ano que vem. A Peugeot apresentou a Landtrek, modelo global que vai duelar com Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, entre outras.
A estreia na América Latina ocorre primeiro no México, já no segundo semestre deste ano.
O Landtrek estará disponível com cabine simples e dupla e motores a gasolina e turbodiesel. No primeiro caso, um 2.3 litros, de 210 cv e 32,6 kgfm de torque. Já no outro, um 1.9 l sobrealimentado, de 150 cv e 35,7 kgfm.
O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas, e a tração, 4×2 ou 4×4 com reduzida.
A linha vai oferecer ainda a opção “Cab”, só cabine e chassi, com a parte de carga podendo ser customizada.
As informações iniciais são para o mercado europeu. A Peugeot não informou se a linha completa virá para a América Latina e se os motores serão esses.
Aoque parece, aA opção 1.9 turbodiesel parece destoar em desempenho dos representantes vendidos no Brasil. Isso pode fazer a montadora pensar num terceiro propulsor que brigasse em igualdade com os potentes e torcudos das picapes brasileiras – a S10 diesel, por exemplo, entrega 200 cv e 51,0 kgfm.
Landtrek é uma parceria com marca chinesa
A nova picape é baseada na Changan Kaicheng F70, numa parceria do grupo PSA Peugeot Citroën com a marca chinesa. Ela mede 5,33 m de comprimento na cabine dupla e 5,39 m, na simples. A largura é a mesma: 1,92 m.
De acordo com a fabricante, a capacidade máxima de carga varia de 1 a 1,2 tonelada, dependendo da versão, e é capaz de levar reboque de até 3,5 toneladas.
Condução agradável em todas as situações
A Peugeot disse em comunicado que a Landtrek vai oferecer “uma condução agradável em qualquer tipo de atividade ao ar livre”. Isso dá a atender que a o conforto e a condução prazerosa estarão disponíveis tanto para lazer quando para o trabalho.
O visual segue as linhas modernas da marca francesa em seus automóveis. Por fora grade destacada com acabamento cromado, típica dos SUVs, como 3008 e 5008, e o filete em led, que invade o para-choque como se fosse uma garra e remete à assinatura do novo 208 – estreia em abril em solo nacional.
Destaque para o interior, que novamente se aproxima em acabamento e design aos utilitários esportivos da marca. A intenção claro é dar uma cara de carro de passeio à picape.
O quadro de instrumentos apresenta um grafismo que impacta pelo visor avançado. A central de multimídia se destaca no alto do painel com tela de 10 polegadas, sensível ao toque, conexão Android Auto e AppleCarplay, e HD interno de 10 GB, para armazenar fotos, vídeos e músicas.
Os comandos das funções do veículo são em formato de teclas de piano e há 27 litros de espaço em porta-objetos espalhados pela cabine.
O banco traseiro pode ser rebatido, na posição 60/40, ampliando o espaço interno e a versatilidade da cabine. Há também ar-condicionado de duas zonas e 27 litros de espaço em porta-objetos espalhados pela cabine.
O modelo oferece ainda um bom nível de equipamentos, como as câmeras com visão panorâmica de 360°. Ou seja, você consegue enxergar ao redor do carro em diversos ângulos, inclusive com uma visão cima, facilitando muito as manobras.
Tem também a câmera off road, que mostra em detalhes o piso logo à frente do veículo e ao lado. É um sistema muito parecido ao usado nos modelos da Land Rover.
O vão livre em relação ao solo pode variar de 21,4 cm a 23,5 cm, dependendo da versão. É um número interessante para quem gosta de se aventurar no universo off road, além de encarar até 60 cm de água, na travessia de rios e alagamentos. O ângulo de ataque é de 30° e o de saída, de 29°.
No pacote de segurança tem ainda o assistente de frenagem automática para descida íngreme (conhecido pela sigla HDC), controles de estabilidade e de condução de carretinha ou trailer, alerta de troca de faixas, seis airbags, além de modos de condução (do econômico ao off road).
O vão livre em relação ao solo pode variar de 21,4 cm a 23,5 cm, dependendo da versão. É um número interessante para quem gosta de se aventurar no universo off road, além de encarar até 60 cm de água, na travessia de rios e alagamentos. O ângulo de ataque é de 30° e o de saída, de 29°.
Restar saber como será a vida da LandTrek no mercado brasileiro. A Peugeot, enfim, conseguirá se destacar no segmento de picape, depois da frustrada tentativa com a compacta Hoggar, derivada do 207, lançada por aqui em 2009 e que se aposentou cinco anos depois?
VEJA TAMBÉM
Dia Mundial: Kombi faz 70 anos com festa gratuita para expositor e público
VW Virtus GTS chega com preço de Jetta para atrair entusiastas
Fiat revela nova Strada e diz que picape vai revolucionar o segmento
Audi e-tron 100% elétrico chega em abril com câmera no lugar do retrovisor
Mercedes EQC 100% elétrico chega em junho para brigar com I-Pace; e tem mais lançamentos