Time Flat Track Brasil disputa principal competição da categoria no mundo

Time Flat Track Brasil disputa principal competição da categoria no mundo

O time oficial Flat Track Brasil disputa nesta sexta-feira (13) o Flat Out Friday, evento de pista indoor, patrocinado pela Harley-Davidson, que ocorre na cidade de Milwaukee, em Wisconsin (EUA).

A equipe nacional é formada por nove competidores, sendo três do Paraná – Marcelo Silvério, atual campeão brasileiro, Bruna Wladyka e Celio Dobrucki -, cinco de São Paulo – Chrys Miranda, Rafael Oregana, Henrique Zampieri, Basile e Jhony Brutal – e um de Minas Gerais – Pedro Chernicharo.

Flat Out Friday em pista indoor
Foto: Divulgação

“Vai ser incrível participar mais uma vez do Flat Out Friday, uma vez que o nível do nervosismo já é menor do que das outras vezes e o foco fica somente para a pista. Desta vez, poderei ajudar os pilotos brasileiros que estão indo no nosso time, todos representando o crescimento do esporte no Brasil.”

Chrys Miranda, piloto de São Paulo

Modalidade surgiu na década de 1920

O Flat Track é uma modalidade do motociclismo que cresce em todo mundo e, especialmente no Brasil. Surgiu nos Estados Unidos na década de 1920 e se destaca por ser disputada em pistas ovais e mistas de terra batida ou de concreto, como é caso da competição indoor Flat Out.

No Brasil, a Flat Track é disputada em pistas de terra. Foto: Carlos Anselmo

As motos são mono ou bicilíndrica, com 450 cc a 1.250 cc, customizadas e baseadas na Harley-Davidson Sportster, Kawasaki ER-6, Ducati Scrambler, Triumph Bonneville, Yamaha MT-07, entre outras.

Elas não possuem freio dianteiro, somente o traseiro. Os pilotos contornam as curvas de lado, derrapando em contra-esterço, de forma controlada, usando técnicas na aceleração e na posição do guidão e do próprio corpo do piloto.

Flat Out Friday em pista indoor
O Flat Out Indoor é disputado em pista indoor, com piso de concreto. Foto: Divulgação

“A participação em eventos assim faz com que os pilotos brasileiros se tornem conhecidos lá fora, trazendo mais visibilidade e, consequentemente, mais adeptos do esportes e isso é de supra importância, já que sem novos pilotos, a modalidade não cresceria”, completa.”

Chrys Miranda

Como o Flat Track chegou ao Brasil?

Flat Track motos em pista de terra
Foto: Atomus Agencia

O Flat Track estreou no Brasil pelo Rodeo Motorcycle, evento de motociclismo que ocorre anualmente em Sorocaba (SP). Em seguida ganhou o apoio do BMS Motorcycle, de Curitiba (PR).

Os dois são os eventos mais conceituais do segmento no Brasil e motivaram a criação da categoria no país e a Liga Brasileira Oficial de Flat Track, o Flat Track Brasil.

Para Flavio Sieber Luz e Marcelo Creck, organizadores do Rodeo Motorcycle, e Cezinha Mocelin, da BMS Motorcycle, o que está ocorrendo um novo capítulo na história o motociclismo do Brasil.

“Temos a certeza que, daqui a alguns anos, teremos cada vez mais pilotos e interessados na modalidade, tornando-a ainda mais popular e bem vista em todo o mundo”, diz os responsáveis por difundir a categoria no país.

Mais informações sobre o Flat Out Friday pelo site oficial do evento www.flatoutfriday.com/

Flat Out Friday em pista indoor
Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM

Stock Car Brasil 2020 testes Velo Città Stock Car 2020 já começa a acelerar com duelo de Corolla e Cruze “de rua”

Royal Enfield Interceptor moto Royal Enfield aposta em Interceptor e Continental GT para crescer no Brasil

Honda lança Twister racing Honda lança série especial da CB 250F Twister com inspiração racing

Leave your Comments