Stock Car 2020 já começa a acelerar com duelo de Corolla e Cruze “de rua”

Stock Car 2020 já começa a acelerar com duelo de Corolla e Cruze “de rua”

Após quatro anos, a Stock Car volta a ter mais uma fabricante no grid de largada. A Toyota faz a sua estreia na categoria para duelar com a Chevrolet. E a briga será entre Corolla e Cruze ao longo de 12 corridas na temporada, que começa no próximo dia 29 de março, em Goiânia.

Outra importante novidade é a volta da carroceria monobloco depois de 21 anos – o Chevrolet Omega foi o último a usar em 1999. Ela aposenta a chassi tubular do tipo bolha. Isso significa que os carros nas pistas usarão as mesmas carrocerias dos modelos de rua.

É claro que a dupla recebeu uma preparação de corrida, com modificações mecânicas e estruturais e também manteve a gaiola de competição.

Stock Car Brasil 2020 testes Velo Città
Primeiros testes da Stock Car 2020, no circuito de Velo Città (SP). Foto: Duda Bairros/ Divulgação

Corolla e Cruze terão motores próprios

No formato anterior era usado uma bolha de fibra sobre o chassi tubular. Mesmo na fase “multimarcas” da Stock, o que mudava era somente essa casca de plástico.

Já teve Peugeot 408, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora, porém só na carenagem. Por baixo, o mesmo protótipo de corrida.

Agora, não. A preparação fica sob responsabilidade das fabricantes. Tanto que o Corolla da Stock tem a assinatura da Gazoo Racing, braço da Toyota que desenvolve os carros da marca para competir mundo afora.

Stock Car Brasil 2020 motor Toyota
A Toyota terá motor próprio para competir na Stock Car. Foto: Reprodução Instagram/ Stock Car

A Toyota Motor Sport, da Argentina, estará no comando do time nipônico. Ela até trouxe o piloto argentino Matias Rossi para correr ao lado de Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Rafael Suzuki na equipe Full Time.

Cada marca usará seu próprio bloco de motor. Ou seja, Corolla com bloco Toyota, e Cruze, com Chevrolet. A única exigência é que tenham a mesma especificação V8 6.8 litros, movidos a etanol. E que despejem 460 cv e 61,2 kgfm.

Com o botão de ultrapassagem acionado (o “push to pass”), a potência alcança 550 cv e o torque, 71,4 kgfm. O câmbio será sequencial e automatizado de dupla embreagem com seis marchas, com as trocas manuais por borboletas atrás do volante.

Stock Car Brasil 2020 testes Velo Città
Chevrolet Cruze durante os testes da Stock Car 2020, no circuito de Velo Città (SP). Foto: Duda Bairros/ Divulgação

Carros mais ágeis nas curvas

Os sedãs manterão a mesma suspensão usada no ano passado, no entanto a distância do entre-eixos foi reduzida de 2,80 m para 2,74 m (nos exemplares de rua é de 2,70 m).

Segundo a organização a mudança deixará o carro mais ágil nas curvas, mas ele ficará ligeiramente menos estável em alta velocidade. Ou seja, o piloto precisará de “mais braço” para controlar o veículo nessa situação.

Stock Car Brasil 2020 testes Velo Città
Toyota Corolla durante os testes da Stock Car 2020, no circuito de Velo Città (SP). Foto: Duda Bairros/ Divulgação

Os primeiros testes com os novos modelos monoblocos foram realizados na sexta-feira passada (29 de fevereiro), no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

O piloto Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão na Stock Car, foi um dos escolhidos para acelerar as novidades. Os pilotos Vitor Genz e Beto Monteiro também foram convidados pela organização. Confira o vídeo dos primeiros testes.

“Tanto o novo Corolla quanto o novo Cruze estão muito bem nascidos. São carros de competição de alto nível e vão ser protagonistas de uma grande temporada. São muito potentes, têm um som incrível e já estão próximos do acerto para serem rápidos nas curvas ”

Vitor Genz, piloto que competiu na Stock Car entre 2013 e 2018 e participou dos primeiros testes de 2020 no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

A primeira das 12 corridas ocorre em Goiânia (GO), com a tradicional Corrida das Duplas, no qual os participantes do Campeonato Brasileiro de Stock Car dividem o cockpit com pilotos convidados.

Stock Car Brasil calendário
Foto: Reprodução/ Instagram/ Stock Car

São 40 anos de Stock Car no Brasil. E em apenas 13 temporadas (1979-1986 e 1994-1999), a categoria usou carros iguais aos de rua para competir, devidamente preparados.

VEJA TAMBÉM

À véspera da estreia, novo Renault Duster já tem condições especiais para a compra

Nissan March hatch compacto Nissan tira March 1.0 de linha e concentra no motor 1.6 antes da nova geração

Peugeot Landtrek picape média no Brasil Conheça a Peugeot Landtrek, picape que vai brigar com Hilux, S10, Ranger e cia

Volkswagen Virtus GTS sedã esportivo VW Virtus GTS chega com preço de Jetta para atrair entusiastas

Volkswagen Dia Mundial da Kombi Dia Mundial: Kombi faz 70 anos com festa gratuita para expositor e público

Leave your Comments