Renault, BMW, Volvo… fábricas retomam a produção de carros e caminhões no Brasil

Renault, BMW, Volvo… fábricas retomam a produção de carros e caminhões no Brasil

Cinco montadoras estão retomando a produção de veículos no Brasil após a paralisação de mais um mês devido à pandemia do coronavírus. São elas: Renault, Volvo, BMW, Mercedes-Benz e DAF.

Todas abriram suas unidades nesta segunda-feira (4), implementando uma série de medidas para a prevenção ao contágio e disseminação da doença.

As jornadas estão reduzidas e há uma maior distanciamento entre os trabalhadores, que agregaram máscara facial aos equipamentos de proteção individual (EPI).

As fábricas que retomaram as atividades são:

  • Renault: São José dos Pinhais (PR);
  • Volvo: Curitiba (PR);
  • DAF: Ponta Gross (PR);
  • BMW: Araquari (SC);
  • Mercedes-Benz: São Bernardo do Campo (SP).
Renault fábrica prevenção coronavírus
Foto: Renault/ Divulgação

A maioria das empresas ainda utiliza o trabalho remoto para a área administrativa, com rodízio dos funcionários na fábrica para evitar aglomeração. Já as pessoas que integram os grupos de risco continuam afastadas.

Os colaborados do chão de fábrica estão sendo orientados e participando de palestras sobre como proceder dentro do planta fabril neste período de pandemia.

Reforço na higiene e transporte exclusivo

Renault fábrica prevenção coronavírus
Foto: Renault/ Divulgação

A Renault retomou a operação após as férias coletivas. Cerca de 5,5 mil funcionários voltaram a seus postos na fabricação dos veículos, enquanto que outros 2,5 mil vão trabalhar remotamente por tempo indeterminado.

A marca adotou um protocolo de segurança rígido para proteger os trabalhadores desde a saída de casa. Linhas de ônibus exclusivas da Renault transportam os colaborados, com separação dos assentos.

Há ainda a medição da temperatura de cada pessoa e o uso de máscara é obrigatório. Na entrada do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, foram preparados alguns tapetes para higienização dos calçados e ocorre uma nova medição de temperatura e a entrega de novas máscaras.

Renault fábrica prevenção coronavírus
Foto: Renault/ Divulgação

Foi feito também adaptações nos postos de trabalho, com a intensificação das limpeza dos ambientes, demarcação dos espaços coletivos para garantir o distanciamento e a colocação de divisórias de acrílico nas mesas dos restaurantes para garantir a volta para casa com segurança e tranquilidade.

A BMW divulgou uma nota na qual lista alguns cuidados que estão sendo adotados, como o reforço na higiene e o distanciamento entre os colaboradores. Há ainda a distribuição de kits de máscaras e uma readequação do refeitório.

Fábrica BMW Araquari
Foto: Divulgação

Outra medida preventiva na planta catarinense é o transporte dos colaboradores por ônibus exclusivos de uso da montadora. Todos com lugares demarcados e a frequente higienização. O retorno deixou de fora os funcionários que estão nos grupos de risco.

Volvo com redução de 25% na jornada

Fábrica Volvo Caminhões Curitiba
Foto: Divulgação/ Volvo

A Volvo decidiu por reduzir 25% da jornada de trabalho de uma parte dos funcionários que atuam na produção, além de suspender o contrato de outros. A área de produção envolve cerca de 3,5 mil funcionárias.

As medidas visam diminuir a circulação de pessoas nas dependências da planta em Curitiba.

A Mercedes-Benz ainda não retomou a produção, mesmo com o retorno de metade do quadro funcional. As linhas de montagens de caminhões e ônibus estão sendo preparadas para começar a operar a partir do dia 11 de maio.

A DAF informou que a volta na unidade caminhões em Ponta Grossa está sendo gradual.

Fábrica Mercedes-Benz Caminhões
Foto: Divulgação/ Mercedes-Benz

Queda nas vendas de veículos

A Volkswagen já sinalizou que deve retomar a produção em suas unidades em maio, mas ainda sem data definida.

As vendas de veículos novos despencou após o início do isolamento social, em março. Os números de abril mostram uma queda de 77% em relação ao mesmo período de 2019.

VEJA TAMBÉM

Projeção picape Hyundai Picape da Hyundai surge em projeção na internet com visual polêmico

Toyota Hilux picape 2021 Essa é a nova Toyota Hilux! Picape fica mais potente e até freia sozinha

Volkswagen Nivus crossover cupê Volkswagen Nivus já tem preços “de loja” e os itens de série e opcionais

Fiat Strada nova geração Nova Fiat Strada é revelada por completo; versões, motores e itens de série

Leave your Comments