3º Rally da Chapada tem campeões inéditos nas categorias 4×2 e 4×4
- Trovão Motor.com
- 17 de julho de 2023
Os moradores de Camaçari (BA) João Leal e Sérgio Falcão foram os campeões do 3º Rally da Chapada, no último sábado (15), na Chapada Diamantina. Eles levaram o troféu nas categorias 4×2 e 4×4, respectivamente. Ambos alcançaram pela primeira vez o lugar mais alto do pódio.
A competição contou com um percurso de três horas entre as cidades de Ibicoara e Barra da Estiva. Foram 65 km de percurso nas categorias Turismo 4×2, e 80 km, na Adventure 4×4, que teve mais obstáculos, por estradas vicinais e rodovias.
A competição teve 55 veículos inscritos e um trajeto formado por plantações de café e morango e belíssimas paisagens naturais margeadas pela Serra do Sincorá.
João Leal, que mora em Camaçari, mas é natural de Feira de Santana, já tinha sido vice-campeão na passada. Já Sergio Falcão era estreante na competição, e correu ao lado do irmão Marcos para levar o troféu.
O paulista Paulinho Oliveira, bicampeão do Rally da Chapada, enfrentou problemas com o cilindro de embreagem do veículo e terminou na quinta colocação.
A festa de encerramento do maior rali de aventura da Bahia celebrou, simultaneamente, o aniversário de emancipação de 64 anos de Barra da Estiva. A animação teve shows musicais de João Neto e Frederico e Banda Psirico.
VÍDEO: confira imagens da 3ª edição do Rally da Chapada
Rally da Chapada é uma cartão-postal
As cidades de Ibicoara e Barra da Estiva são conhecidas por abrigarem belíssimos cartões-postais da região da Chapada Diamantina. Destaque para as famosas cachoeiras do Buracão e Fumacinha. O local também possui o imponente Morro Santa Bárbara, com mais de 1.470 metros de altitude.
“Muita adrenalina. Um evento ímpar que gerou economia e movimentou o turismo da cidade com lotação máxima de hotéis, pousadas e restaurantes”, comemora Luan Sampaio, secretário de Turismo de Ibicoara e um dos ralizeiros estreantes do evento, a bordo de um veículo 4×4.
O sucesso desta edição foi celebrado no domingo de manhã na Padoca no Campo, um dos conceituados locais gastronômicos de Ibicoara. Os três primeiros colocados das duas categorias saborearam um café da manhã.
No cardápio, um café regional com produtos da agricultura familiar. Entre as delícias, cuscuz com fumeiro, escondidinho de carne do sol e queijo coalho. A animação foi de um trio nordestino tocando forro pé-de-serra.
“Ver esses pilotos, navegadores com suas famílias se divertindo na trilha, na pista e agora aqui felizes celebrando essa festa juntos, nos dá a certeza de que estamos cumprindo nosso propósito que é o de promover o turismo automotivo na Bahia. Além de poder contemplar as belezas naturais da Chapada Diamantina”, resume Valeria Castro, uma das organizadoras do Rally da Chapada.
O evento é realizado pela N2 Comunicação Integrada & Eventos, com o patrocínio do governo da Bahia e das prefeituras de Ibicoara de Barra da Estiva.