3ª edição Rally da Chapada dá a largada na Bahia

3ª edição Rally da Chapada dá a largada na Bahia

A 3ª edição do Rally da Chapada dá a largada neste sábado (15) em Ibicoara, com chegada em Barra da Estiva, cidades da região da Chapada da Diamantina. A prova é o maior rali de aventura da Bahia, segundo a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), e terá cerca de 200 participantes, distribuídos em 50 veículos 4×2 e 4×4 e um percurso de 150 quilômetros.

A edição deste ano promete ser uma das mais difíceis, com obstáculos desafiadores para pilotos e navegadores. O diretor-técnico do evento, Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de Rally 4×4, destaca que as habilidades das duplas serão fundamentais para o bom desempenho na trilha e, consequentemente, uma pontuação satisfatória a fim de alcançar os primeiros lugares do pódio.

“Nas primeiras edições percebi que o rallyzeiro tem boa experiência nas trilhas. Agora, vamos mudar o foco da prova e valorizar mais a parte técnica, usando mais a estratégia das duplas, ou seja, as habilidades do piloto e navegador”, destaca Cunha.

Estacionamento do Rally da Chapada, na Bahia
Ponto de parada do Rally da Chapada, na Bahia. Foto: Divulgação

Rally da Chapada com cenários turísticos

O Rally da Chapada faz parte das comemorações de 61 anos de emancipação política de Ibicoara. A cidade da Chapada Diamantina foi escolhida, nesta edição, por abrigar uma série de destinos turísticos da região, entre eles, as cachoeiras da Fumacinha e Buracão, além de outras belezas naturais, trilhas e culinária peculiar, como os pratos e petiscos à base de jaca, como a famosa “coxinha de jaca”.

A cada edição a organização tem como meta não só definir as trilhas por onde a disputa vai passar, mas escolher bem as cidades sedes. Elas precisam ser atrativas para o rallyzeiro, comerciantes e moradores locais, além de oferecer um visual deslumbrante durante o trajeto.

“A Chapada Diamantina é extremamente rica em natureza, destino e imagens incríveis! Ibicoara, é uma cidade que, de cara, tem tudo isso! As Cachoeiras do Buracão e Fumacinha, que integram a trilha, são destinos que impactam, sem contar as iguarias da cidade”, destaca a jornalista Patrícia Narriman, uma das responsáveis pelo evento.

Valeria Castro, Roberto Nunes e Patrícia Narriman, organizadores do Rally da Chapada.
Valeria Castro, Roberto Nunes e Patrícia Narriman, organizadores do Rally da Chapada.

Ibicoara já estava no radar do Rally da Chapada desde o ano passado. “Iniciamos às tratativas com a prefeitura há 6 meses. Foram diversas reuniões até batermos o martelo. Uma espécie de paixão à primeira vista”, brinca o jornalista Roberto Nunes, do portal Autos e Motos TV, que também organiza a prova.

Festa de aniversário da Ibicoara

A 3ª edição do Rally da Chapada em Ibicoara fará parte do calendário de comemorações da cidade que, na semana do evento, celebrará 61 anos de emancipação política.

“Uma festa dentro da festa. Fico muito feliz em saber que Ibicoara foi uma das primeiras cidades a fazer parte desse grande evento. Certeza que serão dias de muita diversão e movimentação econômica na cidade”, ressalta o prefeito Gil Melo.

São duas categorias em disputa: Adventure 4×4 e Turismo 4×2, em veículos não só de tração nas quatro rodas como os mais convencionais. “A intenção é agregar a turma de rallyzeiros que sempre viaja com a família, além de fazer um tour por locais paradisíacos e tornar esse evento não só divertido mas uma competição, acima de tudo, saudável”, diz a jornalista Valeria Castro, outra componente do time organizador.

Picape Mitsubishi L200 durante o Rally da Chapada, na Bahia
Picape Mitsubishi L200 durante o Rally da Chapada, na Bahia

LEIA MAIS

Garagem do futuro: Audi surpreende com novo conceito na CASACOR 2023

Laquila completa 40 anos com destaque no mundo de duas rodas

Elis Regina canta ao lado da filha Maria Rita em campanha da Volkswagen

Leave your Comments