Fiat revela nova Strada e diz que picape vai revolucionar o segmento
- Renyere Trovão
- 11 de fevereiro de 2020
Acompanhada da frase “Nova Strada: design e tecnologia que vão revolucionar (de novo) o segmento”, a Fiat divulgou a primeira foto oficial da segunda geração da picape compacta. A novidade chegaria às lojas em abril, mas a pandemia do coronavírus jogou o lançamento para o segundo semestre.
O visual da nova Strada é revelado no mesmo dia em que outra imagem do carro, sem camuflagem, vazou na internet, num clique registrado durante a gravação do comercial de lançamento.
A nova geração já está sendo chamada de “mini-Toro”, pela semelhança com a irmã maior. As duas picapes da Fiat são as líderes de vendas do segmento no Brasil. E pelo jeito, se vier com preço competitivo, a nova Strada tem tudo para ampliar o sucesso da atual linha.
A grade frontal foge das projeções mostradas até então na internet. Ela é destacada e ostenta o logotipo da Fiat em tamanho GG, o que deixa a picape com um ar agressivo.
Já os faróis alongados lembram os do Argo, com luz diurna em led na porção superior da lente. Os para-lamas pronunciados, com apliques plásticos em preto, e o rack no teto, indicam se tratar da versão Adventure.
“Mini-Toro” de lado e nas lanternas
Da irmã maior ela herda o formato dos vidros laterais e a linha de cintura mais alta à medida que se prolonga para a caçamba.
Ainda não surgiram imagens da traseira, mas é possível perceber de perfil que as lanternas repetem as linhas da Toro. Não se sabe ainda se a abertura da tampa da caçamba seguirá a solução bipartida da Toro. É provável que não.
A cabine dupla, com quatro portas, é a principal evolução do projeto antigo, que possui três portas e leva até quatro passageiros.
Agora passará a transportar até cinco pessoas, como já ocorre com a rival Volkswagen Saveiro. A diferença é que a da Fiat terá um porte maior, quase de picape intermediária.
Picape terá motor 1.3 e linha atual será mantida
A nova Strada usará para as suas versões as mesmas nomenclaturas da Toro: Endurance, Freedom e Volcano. E nas opções mais completas terá o motor 1.3 Firefly, que rende até 109/ 101 cv e 14,2/ 13,7 kgfm de torque (etanol/ gasolina).
Já as mais em conta virão equipadas com o já conhecido 1.4 Fire, de 88/85 cv e 12,5/ 12,4 kgfm (e/g). Ambas conectadas à caixa manual de cinco marchas.
Num segundo momento, a picape compacta poderá o novo motor 1.0 turbo, a ser produzido no próximo ano em Betim (MG).
VEJA TAMBÉM
Fiat fica mais italiana no Brasil com série S-Design em Argo, Cronos e Toro
Renault divulga fotos oficiais do novo Duster e inicia contagem regressiva
Estreia: Audi Q3 fica maior, mais moderno e refinado para brigar com XC40 e X1
Volkswagen lança Polo GTS e confirma preço inicial de R$ 99.470
Kia lança Rio no Brasil após 10 anos de “atraso”; veja prós e contras