Fábricas trocam produção de carros por doação de máscaras e conserto de respiradores

Fábricas trocam produção de carros por doação de máscaras e conserto de respiradores

Com a produção nas fábricas automotivas paralisadas ou prestes a parar em meio à pandemia do Coronavírus, algumas montadoras anunciaram ações de combate à Covid-19.

As iniciativas vão desde o empréstimo de veículos às prefeituras para deslocamento dos profissionais de saúde a conserto de respirados que estão danificados. Até o momento, fazem parte desta força-tarefa General Motors, Volkswagen, Citroën e Peugeot.

A GM fez uma parceria com o Governo Federal e irá reparar todos os respiradores avariados atualmente no país. Segundo estimativa da empresa, já foram mapeados mais de 3 mil respiradores que não estão em operação. Este número pode ser ainda maior.

Em paralelo ao levantamento e a localização desses modelos, a GM também treina virtualmente o corpo técnico voluntário e prepara as salas para realizar reparos na semana que vem, informou Carlos Sakuramoto, gerente de inovação da GM.

VEJA TAMBÉM

Hyundai coronavírus transporte solidá Coronavírus: Hyundai lança transporte gratuito para idosos e profissionais da saúde

Busca respirador quebrado, devolve consertado

Fábrica da Chevrolet em Gravataí
Fábrica da GM em Gravataí, onde é feito o Onix e Onix Plus. Foto: Divulgação/ Chevrolet

Intitulada “Iniciativa + Respiradores”, a campanha prevê consertar 100% dos aparelhos fazendo a logística de buscar nos hospitais e enviar à fábrica mais próxima – há unidades em São José dos Campos, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC).

O reparo será realizado com ajuda do Senai e o equipamento vai retornar ao hospital de origem para ser usado no combate ao Covid-19

Colocamos a nossa expertise, instalações e força de trabalho voluntário técnico à disposição das autoridades. Este é o momento de usarmos todas as armas que temos contra este vírus e a GM fará tudo o que está ao seu alcance para ajudar o Brasil e o mundo a passarem por este momento difícil.

Carlos Zalenga, presidente da GM América do Sul

Empréstimo da frota e doação de máscaras

A Volkswagen colocou à disposição, em regime de empréstimo, uma frota de 100 veículos às prefeituras de São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), cidades onde a montadora possui fábricas. O governo de São Paulo também foi incluído neste ação.

A VW explica que o objetivo é “facilitar o deslocamento de médicos e enfermeiras, bem como transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, podendo ser utilizado para qualquer outra necessidade das autoridades” durante a pandemia.

Outra medida tomada pela fabricante no Brasil é a doação de 2 mil máscaras faciais protetoras para as quatro cidades citadas acima. As máscaras são parte do estoque da companhia e eram de utilização na linha de produção. A doação está sendo feita em cooperação com a Defesa Civil dessas localidades.

Seguimos mobilizando toda a nossa equipe para apoiar a sociedade no que estiver ao nosso alcance neste momento para salvar vidas.

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina

Máscaras em impressoras 3D

Máscara de proteção facial em impressora 3D
Máscara de proteção facial feita em impressora 3D. Foto: Divulgação

O grupo PSA, formado por Citroën e Peugeot, divulgou que está disposta a fabricar protetores faciais em impressoras 3D, numa parceira com a FabLAb, da Firjan Senai, de Resende (RJ), cidade próxima à fábrica das duas marcas.

O projeto ainda está em processo de viabilidade e deve ser colocado em prática nos próximos dias. O intuito é fornecer equipamentos às autoridades públicas de saúde. Por enquanto, não há previsão do volume de unidades a serem produzidas.

33 fábricas paradas

Até o momento, 33 fábricas do setor automotivo estão paradas devido à pandemia do Covid-19, o que contabilizam 65 unidades em todo o país.

Algumas darão férias coletivas aos funcionários, como é o caso da Renault, Volkswagen, Volvo e Mercedes-Benz, outras usarão o banco de horas, como a Jaguar Land Rover. Colaboradores de setores administrativos trabalharão remotamente.

FABRICANTECIDADEINÍCIORETORNO
HyundaiPiracicaba (SP)26/313/4
NissanResende (RJ)25/322/4
Jaguar Land RoverItatiaia (RJ)25/327/4
FCABetim (MG)30/321/4
FCAGoiana (PE)30/321/4
FCACampo Largo (PR)30/321/4
RenaultS. J. dos Pinhais (PR)25/314/4
ToyotaS. B. do Campo (SP)24/36/4
ToyotaSorocaba (SP)24/36/4
ToyotaIndaiatuba (SP)24/36/4
ToyotaPorto Feliz (SP)24/36/4
HondaSumaré (SP)25/314/4
HondaItirapina (SP)25/314/4
PSAPorto Real (RJ)23/321/4
BMWAraquari (SC)30/322/4
Volkswagen Caminhões e ÔnibusResende (RJ)25/320/4
FordCamaçari (BA)23/313/4
FordTaubaté (SP)23/313/4
Ford/TrollerHorizonte (CE)23/313/4
VolvoCuritiba (PR)30/327/4
VolkswagenS. B. do Campo (SP)23/313/4
VolkswagenTaubaté (SP)23/313/4
VolkswagenSão Carlos (SP)23/313/4
VolkswagenS. J. dos Pinhais (PR)23/313/4
General MotorsS. C. do Sul (SP)30/312/4
General MotorsS. J. dos Campos (SP)30/312/4
General MotorsM. das Cruzes (SP)30/312/4
General MotorsGravataí (RS)30/312/4
General MotorsJoinville (SC)30/312/4
Mercedes-BenzS. B. do Campo (SP)30/322/4
Mercedes-BenzIracemápolis (SP)30/322/4
Mercedes-BenzJuiz de Fora (MG)30/322/4
Caoa CheryJacareí (SP)27/marsem previsão

VEJA TAMBÉM

Volkswagen Nivus crossover cupê Fim do mistério! Volkswagen mostra a frente do novo Nivus

Chevrolet Tracker nova geração Chevrolet começa a vender o novo Tracker; veja preços, motores e versões

Chevrolet Tracker nova geração Consumo: novo Chevrolet Tracker será o SUV compacto mais econômico no Brasil

Renault Duster novo SUV Com preços “velhos”, Renault lança novo Duster para resgatar passado de sucesso

Leave your Comments