Renault Kiger: conheça o “SUV do Kwid” aguardado para o Brasil

Renault Kiger: conheça o “SUV do Kwid” aguardado para o Brasil

A Renault Kiger, chamado de o “SUV do Kwid”, foi apresentado oficialmente na Índia. O modelo é um utilitário subcompacto, segmento que vem ganhando força ao redor do planeta por substituir os hatches como opção de entrada das fabricantes.

Só na Índia, já são cinco modelos nessa nova categoria. E é por isso que o Kiger tem chances de também desembarcar no Brasil no futuro, por ser um mercado muito similar ao indiano quando o assunto é carros mais acessíveis.

A novidade da Renault usa a mesma plataforma CMF-A do Kwid, porém com uma variação maior de tamanho, batizada de CMF-A+. É a mesma arquitetura que estreou na minivan Triber e no Nissan Magnite, o primo do Kiger no Japão.

A conceito da plataforma é ser modulável para entregar maior espaço interno conforme o segmento do veículo. No caso do “SUV do Kwid”, por exemplo, são 405 litros de capacidade no porta-malas – 85 litros a mais que o Sandero.

O Kiger tem 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e um entre-eixos de 2,50 m. Ele tem praticamente o mesmo comprimento e largura do Sandero (4,02 m e 1,74 m, respectivamente), no entanto é mais alto e mais curto (1,52 m de altura e 2,59 m de entre-eixos no Sandero).

Renault Kiger com porte de SUV compacto

O design do Renault Kiger foi desenvolvido para dar a impressão dele ser maior do que realmente é. A boa altura em relação ao solo favorece ainda mais essa sensação. São 20,5 cm de vão livre, medida superior a alguns SUVs compactos vendidos no Brasil, como Chevrolet Tracker (15,7 cm), VW T-Cross (18,8 cm), Hyundai Creta (19 cm) e Nissan Kicks (20 cm).

As linhas do SUV pequeno exibem detalhes que remetem ao Kwid reestilizado, já vendido na Índia. É o caso da luz diurna em led bem fina na parte superior.

Já os faróis são divididos em três quadrados menores em cada extremidade do para-choque. A posição é a mesma vista no Kwid, no entanto os faróis têm uma única lente em tamanho GG.

Na traseira, as lanterna adotam o estilo em “C”, com a porção superior invadindo sutilmente a tampa do porta-malas.

Interior mostra a evolução do novo Kwid

O Renault Kiger mostra a mesma evolução interna aplicada na Triber e no novo Kwid indiano. As linhas do painel são bem parecidas e também conta com o painel todo digital.

A diferença está na central multimídia de 8” com estilo “flutuante”, o que obrigou o reposicionamento das saídas de ar. Há outras distinções, como nos controles do ar-condicionado, nos puxadores das portas e nos controles elétricos dos retrovisores externos.

Na Índia, a mão de trânsito é estilo inglesa. Por isso, o volante na direita.

Bem completo de série

O modelo entrega um pacote interessante de equipamentos. Confira:

  • central multimídia de 8” possui Android Auto e Apple CarPlay sem fio e conexão WiFi;
  • ar-condicionado é digital;
  • painel de instrumentos digital tem uma tela TFT de 7” – nas versões mais acessíveis, o cluster continua digital, porém mais simples.
  • piloto automático;
  • partida por botão;
  • chave presencial;
  • câmera de ré;
  • seletor de modo de condução (com os modos Normal, Eco e Sport);
  • sistema de som 3D.

Motor 1.0 turbo tricilíndrico

Na Índia, são duas as opções de motores. O 1.0 tricilíndrico aspirado, de 72 cv e 9,8 kgfm, associado a uma transmissão manual ou automatizada Easy-R, ambas de 5 marchas.

Há ainda a 1.0 turbo, também de três cilindros, entregando 100 cv e 16,3 kgfm, de torque. Mantém a opção manual, mas aí a opção passar a ser uma caixa automática do tipo CVT, simulando 5 marchas.

Renault Kiger é um modelo global

O projeto do Renault Kiger é global. A Índia vai produzi-lo e exportar para outros mercados na Ásia. Contudo, é esperado que ele alcance outros países, como na Europa e América do Sul.

Isso significa que nos próximos anos podemos ver ele circulando em nossas ruas, ao lado do Nissan Magnite, já confirmado no Brasil pela marca japonesa, com previsão de lançamento para 2022. Como os dois dividem a mesma plataforma, facilitaria a sua produção em solo nacional.

Foto: Renault/ Divulgação

LEIA MAIS

Renault Kwid Zen1.0 rodando na ruaRenault lança carro zero km por assinatura com preços a partir de R$ 869

Certificado do carro com uma chave em cimaIPVA 2021: calendário de pagamentos de todos os estados no Brasil

Showroom com o programa Flua!, carro por assinatura da Fiat e FCAFlua!: Fiat e Jeep lançam carros por assinatura; veja preços e como contratar

Imagem mostra carros da Peugeot, Jeep, Citroën e Fiat, que integram a StellantisFCA e PSA selam fusão e nasce a Stellantis, 4º maior grupo automotivo do mundo

Leave your Comments