Carbono Zero: Renault amplia frota elétrica em Fernando de Noronha

Carbono Zero: Renault amplia frota elétrica em Fernando de Noronha

A Renault do Brasil participou no último dia 21 de março, no Recife (PE), do lançamento do Projeto Trilha Verde, que está alinhado ao programa Noronha Carbono Zero. A marca fez a entrega de dez unidades do Renault Zoe E-TECH Electric para o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado.

A nova frota do modelo 100% elétrico vai circular em Fernando de Noronha, atendendo o objetivo do projeto de reduzir a emissão de CO2 na ilha e preservar o seu meio ambiente. Os exemplares serão utilizados pela equipe da Neoenergia, administração do arquipélago e por turistas.

Além da Renault e da Neoenergia, o programa conta com a participação do governo pernambucano, da administração distrital de Fernando de Noronha e outros parceiros.

Garagem fotovoltaica auxilia programa Noronha Carbono Zero

O conjunto de ações do projeto contempla ainda a instalação de duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, construídas pela Neoenergia, além do desenvolvimento e avaliação de soluções e modelos de negócios aderentes à realidade da ilha. 

Renault Zoe do projeto Trilha Verde, de Fernando de Noronha
Renault Zoe E-Tech identificado com o projeto Trilha Verde, que integra o programa Noronha Carbono Zero. Foto: Renault/ Divulgação

“Para a Renault, é um grande privilégio dar continuidade à nossa parceria que visa contribuir com o programa Noronha Carbono Zero. Assim vamos ajudar na preservação da ilha de Fernando de Noronha, um patrimônio ecológico da humanidade”, destacou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa do governo de Pernambuco, teve ainda a presença do governador Paulo Câmara, do presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, e do administrador do arquipélago, Guilherme Rocha, entre outras autoridades.

Noronha com trânsito sustentável a partir de 2030

A entrega de dez unidades do Zoe E-Tech e a construção de novas usinas solares fotovoltaicas são mais um passo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para o processo de descarbonização do arquipélago.

Pela Lei Estadual nº 16.810/20, baseada nos termos do programa Noronha Carbono Zero, a partir de 12 agosto de 2023 não será mais permitida a entrada na ilha de motos, carros, ônibus e caminhões movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. E de 10 de agosto de 2030 em diante, o trânsito e a permanência no local serão definitivamente restritos a veículos com emissão zero de poluentes.

Carros elétricos da Renault em Fernando de Noronha
Kangoo, Zoe e Twizy compõem a frota elétrica da Renault em Noronha. Foto: Zaira Matheus/ Renault

Novas plantas fotovoltaicas 

As novas plantas fotovoltaicas são compostas por módulos policristalinos de 345 Wp (Watt-pico). Elas serão construídas nos locais conhecidos como Vacaria e Laboratório Noronha, próximo à usina de tratamento de resíduos. As duas áreas somam cerca de 2.300 m². 

As estações terão capacidade de gerar 155 MWh de energia por ano, quantidade que cobre em até três vezes o consumo elétrico de todos os veículos do projeto que circulam pela ilha. 

Isso representa a possibilidade de cada automóvel rodar aproximadamente 16 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de CO2 no meio ambiente.  Com o desembarque de mais dez unidades do Zoe E-TECH, a frota da Renault em Noronha chegará a 46 veículos no total.

Kangoo na garagem fotovoltaica em Fernando Noronha
A garagem fotovoltaica instalada pela Renault em Noronha. Foto: Renault/ Divulgação

Segundo Saulo Cabral, presidente da Neoenergia, mais do que ampliar veículos elétricos, ecopostos e sistemas de geração de energia limpa na ilha, o Trilha Verde tem o propósito de avaliar a viabilidade de modelos de negócios sob os aspectos ambientais, técnicos e econômicos em Fernando de Noronha.

“Acreditamos que o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento irá impulsionar a sustentabilidade em um ecossistema preservado como Noronha e contribuir de forma determinante com o processo de descarbonização nos variados segmentos econômicos do arquipélago.”

O projeto prevê ainda a instalação de 12 carregadores pela Neoenergia ao longo de toda a extensão da ilha. Serão pontos de recarga de 7,4 e de 22 kW. O início da montagem dos carregadores inicia logo após a conclusão da obra da primeira usina fotovoltaica.

Mobilize conectada com o Brasil

A circulação de veículos elétricos da Renault em Noronha, assim como a criação de uma infraestrutura para a mobilidade sustentável e a produção de energia limpa, está conectada às ações promovidas pela Mobilize.

A marca é a mais nova unidade de negócios do Grupo Renault, lançada em 2021, que oferece serviços de mobilidade, energia e dados para consumidores finais, empresas, cidades e órgãos públicos. 

As unidades do Zoe E-TECH que serão utilizadas no Projeto Trilha Verde são resultado dessas soluções inteligentes da Mobilize para fomentar parcerias e ecossistemas energéticos sustentáveis. 

Os carros servirão às atividades do trade turístico, administração distrital e operação local da companhia, além da realização de pesquisas de mobilidade envolvendo os veículos 100% elétricos. 

Descarbonização de Fernando de Noronha

Kangoo E-Tech conectado a uma estação de recarga
O utilitário comercial Kangoo E-Tech caiu nas graças dos empresário de Noronha. Foto: Renault/ Divulgação

A presença de veículos Renault E-TECH em Fernando de Noronha começou em junho de 2019, na ocasião do lançamento do Projeto Noronha Carbono Zero. De lá para cá a frota eletrificada da marca na ilha só tem crescido e ajudado na preservação do ecossistema.

Em 2021, em conjunto com parceiros, foi instalada uma garagem fotovoltaica, que gera energia limpa para o abastecimento dos veículos elétricos, e o excedente é disponibilizado para uso da comunidade local.

O lançamento do projeto Trilha Verde faz parte da terceira etapa das ações realizadas pela Renault para contribuir com a descarbonização de Fernando de Noronha.

Serão 46 carros Renault E-TECH em circulação no arquipélago. Modelos que vão desde o Twizy (dois lugares), passando pelo premiado veículo de passeio Zoe E-TECH, até o Kangoo E-TECH, um utilitário elétrico de carga que caiu no gosto dos empresários locais na realização das tarefas do dia a dia.

“Na Renault do Brasil, mais do que fabricar automóveis, queremos ser reconhecidos como uma empresa de tecnologia, serviços e energia limpa. E aqui no Brasil, nós estamos totalmente conectados com a Mobilize! A chegada da nova marca, no início de 2021, vem ao encontro da nossa estratégia. Vamos juntos construir o futuro da mobilidade sustentável”, observa Ricardo Gondo.

Leia Mais

Renault Zoe E-TECH abastecendo numa estação de recarga com energia solar Smart City: Renault terá test drive em elétricos e compartilhamento de carros

Renault Kwid 2023 Renault Kwid 2023: novo visual, menor preço e melhor consumo do Brasil

Renault Duster 2023 acelera com motor 1.3 turboflex, de 170 cv; veja preços

Leave your Comments