Fiat e Jeep retomam produção no Brasil com padrão mundial de prevenção à saúde

Fiat e Jeep retomam produção no Brasil com padrão mundial de prevenção à saúde

A Fiat e a Jepp, que integram o grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA), retomaram nesta segunda-feira (11) a produção de veículos no Brasil. Foram 48 dias de paralisação devido à exigência do isolamento social pelo risco de contágio do coronavírus.

O retorno é gradual, com 4,3 mil funcionários em Betim (MG) e 1,5 mil em Goiana (PE). A volta vem acompanhada de uma série de medidas de prevenção para proteger os colaboradores contra o risco do novo coronavírus.

A FCA adota protocolos com padrão mundial de segurança, sanitização, saúde e reorganização. Os processos estão alinhados com as experiências de outros países, como Itália e nações da Ásia.

As medidas vão seguir todos os passos do empregado na jornada casa-trabalho-casa. Elas já foram implementadas com êxito para os cerca de 600 empregados que voltaram ao trabalho em 4 de maio na planta de motores de Campo Largo, no Paraná.

FCA fábrica coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

Administrativo mantém home office

O regime de home office se mantém para todos os trabalhadores administrativos não diretamente envolvidos nas atividades de produção. A intenção é diminuir ao máximo o fluxo de pessoas nas fábricas.

O mesmo princípio se aplica a todos os escritórios administrativos e regionais da FCA no Brasil.

O presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, acompanhou os passos da nova jornada dos empregados em Campo Largo, desde a viagem no ônibus até o momento da volta para casa. O objetivo era assegurar que o processo adotado é suficiente evitar o contágio e disseminação do Covid-19.

“Não poupamos esforços e recursos para proporcionar um ambiente seguro e ao mesmo tempo acolhedor para os colegas que estão liderando este momento fundamental da retomada”, afirma Filosa.

FCA fábrica coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

O volume de produção seguirá uma rampa de crescimento no decorrer de maio, acompanhando a adaptação das plantas aos novos procedimentos e à demanda do mercado. Antes da suspensão das atividades, em 23 de março, o ritmo de produção era de 1.600 veículos por dia em Betim e 1.000 em Goiana.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA FCA

As ferramentas de segurança abrangem os vários ambientes de circulação dos trabalhadores, desde a moradia, passando pelo transporte, entrada das plantas, área de trabalho e espaços de uso comum.

Confira as principais medidas adotadas pela FCA neste momento:

Aplicativo de autoavaliação

Fiat fábrica Betim coronavírus
Fiat usa aplicativo para monitorar e conversar com os funcionários sobre o coronavírus. Foto: Leo Lara/ Divulgação/ Fiat

Por meio de um aplicativo, o próprio trabalhador anota suas condições gerais de saúde e bem-estar, além de informar se teve contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19. 

As informações ajudam a mapear potenciais casos que demandem acompanhamento específico do time de saúde da empresa.

Com o app, será possível monitora 20 mil colaboradores e terceiros que acessam as plantas, número que pode chegar a 80 mil, considerados os familiares.

Mais ônibus fretados

Fiat fábrica Betim coronavírus
Assentos no ônibus com apenas uma vaga para os funcionários. Foto: Léo Lara/ Divulgação/ Fiat

O uso dos ônibus que transportam os trabalhadores nas três localidades onde há operação fabril da FCA (Betim, Goiana e Campo Largo) atenderá as regras de distanciamento social.

Cada conjunto duplo de assentos será utilizado por apenas um passageiro. Assim, foi necessário ampliar o número de ônibus em linha, a fim de garantir o transporte dos passageiros com maior espaçamento interno.

Para o acesso ao ônibus, é necessário estar usando máscara e apresentar o protocolo de realização da autoavaliação de saúde realizada previamente via aplicativo. Os coletivos também contam com recipientes com álcool em gel para higienização das mãos e distribuição de máscaras reservas para os casos de perda, inutilização ou esquecimento do EPI.

Controle de temperatura corporal

Fiat fábrica Betim coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

Câmeras termográficas, que realizam medição de temperatura corporal, e termômetros extras estão sendo usados nos acessos às plantas para medir a temperatura de todas as pessoas que entram nas fábricas.

Máscaras e troca de bebedouros

Fiat fábrica Betim coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

Todos os empregados e terceiros recebem máscaras de proteção facial no acesso aos ônibus fretados e nas fábricas. Também uma cartilha com orientações sobre a importância e o uso correto da máscara.

Os bebedouros do tipo fonte foram substituídos por estações com torneiras, que só podem ser utilizadas com copos descartáveis.

Limpeza de áreas comuns e locais de trabalho

A higienização adotada nas unidades é semelhante à de hospitais, garante a FCA, com utilização de hipoclorito de sódio e álcool com concentração de 70%.

Os procedimentos são adotados em áreas comuns, locais de trabalho e no transporte. São executados por equipes especializadas e também pelo ocupante de cada posto de trabalho, que recebe treinamento de higienização.

Barreiras de isolamento e sinalização

Além das estações de trabalho, áreas comuns, como refeitórios, banheiros, ônibus internos, terão obstáculos físicos e sinalizadores visuais para assegurar a nova ocupação máxima permitida e a distância segura entre ocupantes.

FCA fábrica coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

Nos refeitórios, as mesas normalmente ocupadas por seis pessoas servirão a apenas três, sentadas de modo alternado. Os assentos terão uma separação física por placa de acrílico.

O layout dos postos de trabalho na linha de produção e escritórios foi modificado de modo a aumentar o espaço entre as pessoas. Foram agregadas barreiras físicas como cortinas e placas de acrílico.

FCA fábrica coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

Sinalizações no piso indicam a forma adequada de formar filas em áreas comuns, como nos relógios de registro de ponto – que não demandam mais que o crachá seja encostado para marcar a presença -, pontos de ônibus e refeitórios.

A mesma regra é respeitada para os banheiros e vestiários, onde pias, cabines e mictórios foram interditados de modo a garantir que os usuários mantenham distância segura durante o uso.

FCA fábrica coronavírus
Foto: Léo Lara/ Divulgação/ FCA

VEJA TAMBÉM

Renault fábrica carrosRenault, BMW, Volvo… fábricas retomam a produção de carros e caminhões no Brasil

Fiat Strada nova geraçãoNova Fiat Strada é revelada por completo; versões, motores e itens de série

Relação Peso Potência carrosDe olho num hatch de entrada 1.0? Veja os campeões no desempenho

Jeep Wrangler Rubicon SUVJeep lança o Wrangler Rubicon, versão mais bruta do SUV off road

CRVLe certificado digital do carroEmissão do certificado digital do carro pode ser feita sem sair de casa

Leave your Comments