Interlagos faz 80 anos com parede gigante que imortaliza vitória de Senna
- Trovão Motor.com
- 13 de maio de 2020
O Autódromo José Carlos Pace, conhecido como Interlagos, em São Paulo, completou nesta terça-feira (12) 80 anos de existência. E como presente, teve um dos seus principais personagens eternizado pelo mestre das pinturas de rua, o paulista Eduardo Kobra.
A famosa imagem de Senna erguendo o troféu da vitória no GP Brasil de 1991 foi customizada no imenso painel temático na parede lateral da torre de controle.
Na ocasião o piloto brasileiro corria pela McLaren e, por problemas no câmbio, venceu a prova somente com a sexta marcha ainda funcionando.
Isso lhe causou fadiga muscular após a corrida e ele fez um enorme esforço para levantar o troféu no pódio.
Kobra postou um vídeo mostrando a grandiosidade da obra em seu perfil no Instagram, embalado pela emocionante narração de Galvão Bueno naquela vitória de Senna.
GP do Brasil em São Paulo está ameaçado
Resta saber quando o público poderá ver mais essa obra-prima de Kobra. Afinal, a data de início da temporada da Fórmula 1 ainda não está definida. Fala-se em julho, mas provavelmente com portões fechados, sem o público.
O GP do Brasil corre o risco de até não acontecer em razão da pandemia do coronavírus. Originalmente, estava agendado para 15 de novembro.
Os ingressos nem sequer começaram a ser vendidos, o que tradicionalmente ocorre a partir de março. Os organizadores do GP estão em compasso de espera, aguardando as definições da F1 sobre a atual temporada.
E o contrato do autódromo com a direção da F1, que termina agora em 2020, ainda não foi renovado. Ou seja, até o momento não há garantia de que a corrida continuará a ocorrer na capital paulista a partir do ano que vem.
Em maio do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar que o GP Brasil passaria a ser disputado no Rio de Janeiro a partir de 2021 – decisão que ainda não foi tomada pela categoria.
O GP Brasil de Fórmula 1 é um dos principais eventos da capital paulista. Segundo a prefeitura, em 2019 o impacto da corrida no turismo foi de R$ 361 milhões, crescimento superior a 8% frente aos R$ 334 milhões registrados no ano anterior.
O público no autódromo também tem aumentado. Foram 158 mil pessoas nos três dias de provas de 2019, contra 150 mil pessoas em 2018.
Primeiro prova em 1940 e F1 estreia em 1973
Inaugurado em 12 de maio de 1940, o circuito de Interlagos recebeu duas provas na estreia: uma de motos, em um trajeto de 96 quilômetros (12 voltas) e, outra de carros – o Grande Prêmio São Paulo – com 200 quilômetros (25 voltas).
O vencedor da prova em duas rodas foi Hans Ravache e, entre os carros, Arthur Nascimento Junior, com o lendário Chico Landi largando na pole position. Um público de 15 mil espectadores assistiu às corridas.
Já a Fórmula 1 realiza sua primeira prova oficial em Interlagos em 11 de fevereiro de 1973, vencida pelo piloto brasileiro Emerson Fittipaldi. No ano seguinte, ele repete o feito, vencendo novamente.
Em 1975, é a vez do também brasileiro José Carlos Pace chegar em primeiro lugar no GP do Brasil de F1. Ele morreu num acidente aéreo em 1977 e desde 1985 dá nome ao autódromo paulista. Senna vence a prova da F1 em São Paulo pela primeira vez em 1991. O feito é repetido em 1993.
Interlagos só não recebeu os GPs de F1 nos anos de 1978 e de 1981 a 1989, sendo disputado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Brasil.
VEJA TAMBÉM
Emissão do certificado digital do carro pode ser feita sem sair de casa
Pandemia do coronavírus libera CNH vencida e muda prazo para tirar ou renovar
De olho num hatch de entrada 1.0? Veja os campeões no desempenho
Picape da Hyundai surge em projeção na internet com visual polêmico
Essa é a nova Toyota Hilux! Picape fica mais potente e até freia sozinha