Ford Transit volta ao Brasil como van de passageiros, conectada e semiautônoma

Ford Transit volta ao Brasil como van de passageiros, conectada e semiautônoma

A Ford Transit volta ao mercado brasileiro após 7 anos, quando a terceira geração, vinda Turquia, deixou de ser vendida por aqui. A van, que agora está na quarta geração, vem do Uruguai e começa a ser vendida no fim de outubro.

O modelo chega na versão minibus (de passageiros) e com recursos semiautônomos exclusivos para o segmento. Destaque para piloto automático adaptativo – veículo freia e acelera sozinho conforme o ritmo do trânsito à frente -, sistema de permanência em faixa com correção no volante e assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres.

Também é a única da categoria a vir com sistema start-stop – desliga e liga o motor em paradas rápidas -, além de central multimídia de série com comando de voz, modem embarcado e aplicativo FordPass (leia mais abaixo), ampliando a conectividade a bordo.

Ford Transit traseira
Ford Transit é a única do segmento com start-stop.

O preço não foi divulgado. Aliás, essa é uma estratégia da marca para veículos comerciais desde a época que vendia caminhões no país. Segundo a companhia, a negociação do preço pode depender, principalmente, da quantidade de unidades compradas.

A Transit estreia a recém-criada Divisão de Veículos Comerciais da Ford, com uma equipe dedicada à venda dos produtos comercias para pequenas e grandes empresas.

Até 18 lugares e motor inédito

A Minibus terá configurações de 14+1 lugares, 15+1 lugares, além de uma com entre-eixos maior para 17+1 e18+1. Nas versões com mais lugares, o teto é elevado, permitindo uma pessoa de 1,80 m ficar em pé. E ainda vem com rodado duplo no eixo traseiro.

A Ford Transit vem equipada com o motor 2.0 turbodiesel, de quatro cilindros, que rende 170 cv e 41,3 kgfm de torque.

O propulsor é inédito no Brasil, sendo importado da Inglaterra. É o mesmo usado pelo modelo na Europa e EUA. Ele é gerenciado por um câmbio manual de seis marchas, com tração traseira.

Nas configurações para 17 e 18 passageiros é possível uma pessoa de 1,80 m ficar em pé.

O motorista tem à disposição três modos de condução: normal, econômico e escorregadio. Eles alteram a limitação de torque e rotação do motor, a curva do pedal do acelerador e o desempenho do ar-condicionado.

A van vem ainda com direção elétrica, sistema start-stop, que pode ser desligado, alerta de troca de marchas no painel e pneus verdes com mais sílica, que reduzem a resistência dos rolamentos.

Principais equipamentos da Ford Transit

  • direção elétrica;
  • luzes diurnas em led;
  • freio a disco nas quatro rodas;
  • start-stop;
  • alerta de troca de marchas no painel;
  • computador de bordo colorido;
  • volante multifuncional com ajuste de alturae distância da coluna;
  • pneus verdes;
  • estribo elétrico automático;
  • bancos reclináveis na traseira com cinto de três pontos para todos os ocupantes;
  • espaço para carga sob o banco do passageiro;
  • central multimídia com tela de 8″ e conexão Android Auto e Apple CarPlay por meio de cabo;
  • seis entradas USB espalhadas pela cabine e duas entradas 12V;
  • controle de velocidade adaptativo;
  • sensor de ré;
  • assistente de partida em rampa;
  • leitor de faixa com correção no volante;
  • frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres;
  • controles de estabilidade e de tração;
  • controles de anticapotamento, de torque em curvas e adaptativo de carga, estabilização de vento lateral;
  • câmera de ré;
  • retrovisores elétricos;
  • encosto rebatível do banco do passageiro, que vira mesinha de apoio para laptop ou documentos.

FordPass para gerenciar a Transit pelo celular

Central multimídia é de série e vem com conexão Android Auto e Apple CarPlay

O comprador da Transit terá à disposição o FordPass, sistema de conectividade com aplicativo que permite trancar e localizar o veículo, ter acesso a dados de consumo e nível do tanque, além de oferecer várias funções como agendar revisões e receber mais de 3 mil alertas de problemas.

O dono de frota poderá cadastrar até 10 unidades no aplicativo em um mesmo smartphone. Para frotas maiores, a marca vai oferecer um sistema diferenciado de relatórios mensais com dados de consumo, problemas, entre outros. O Ford Pass será gratuito por um ano.

Outra novidade é a assistência técnica em conferência, em que o suporte técnico por telefone coloca o cliente em contato direto com o chefe de oficina da concessionária para resolver qualquer problema no veículo, seja por orientação remota, atendimento no local ou guincho.

A Transit é um ícone global, com mais de 60 anos de tradição, e chega ao Brasil com os mesmos atributos que a tornaram líder de vendas na Europa e nos Estados Unidos.

Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul

Ford Transit precisa de CNH categoria C

Ford Transit dianteira
A Transit é equipada com motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv.

Para dirigir a novidade, é necessária a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C em diante. A Transit será comercializada somente nas cores branca e prata, tons mais fáceis de personalizar e plotar, de acordo com a Ford.

Segundo a montadora, a escolha inicial pela van de passageiros, e não a de carga, que tem maior demanda, tem o objetivo de maior escala à produção uruguaia. O modelo é feito sob o conceito SKD (Semi Knock-Down), no qual a carroceria chega montada e é acoplada ao chassi. Também recebe outros componentes na fábrica do Uruguai.

A tração traseira, o assistente de troca de marchas no painel, os pneus com baixa resistência ao rolamento e a direção elétrica, com diâmetro de giro até 12% menor que o da concorrência, são itens que contribuem para reduzir o desgaste de componentes e favorecem a dirigibilidade.

Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul
A van da Ford pode levar até 18 passageiros na versão com entre-eixos estendido.

Pós-venda com recompra garantida

A Ford Transit tem garantia de 1 ano ou 100 mil km, revisões com preço fixo a cada 20 mil km e assistência 24 horas. A marca informe ainda que o modelo entra no sistema de recompra garantida mesmo para carros que foram personalizados para as diferentes aplicações.

Neste caso, o comprador dá 30% de entrada, 36 parcelas e ao fim paga uma parcela balão (residual) de 40% do valor. Há também a opção de dar a Transit como parte de pagamento para esses 40% e assim dar entrada num exemplar zero km.

LEIA MAIS

Ford Maverick confirmada no Brasil para duelar com a Fiat Toro

Citroën C4 Cactus ganha edição limitada X-Series, com visual mais descolado

Chevrolet Cruze Sport6 RS Apimentado Cruze RS fecha pacote de lançamentos da Chevrolet em 2021

Jeep Commander 7 lugares chega para brigar com Tiguan e Tiggo 8

Hyundai Creta 2022 Novo Hyundai Creta estreia visual ousado, motor turbo e mais tecnologia

Leave your Comments