Coronavírus: Ford e Mercedes entram na combate com respiradores e máscaras
- Trovão Motor.com
- 2 de abril de 2020
A Ford e a Mercedes-Benz anunciaram que também entraram na guerra de combate à pandemia do coronavírus. Entre as ações estão a produção de máscaras de proteção e respiradores pulmonares, além do empréstimo de veículos da frota.
A Ford vai fabricar 50 mil máscaras e protetores faciais nas unidades de Camaçari (BA) e Pacheco (ARG) para doação a profissionais da área da saúde.
O uso desses itens são essenciais para prevenir o contágio do covid-19. A distribuição dos equipamentos será coordenada por autoridades públicas de saúde, Cruz Vermelha e ONGs.
Simultaneamente a montadora está colocando seus veículos à disposição da Cruz Vermelha para auxiliar no transporte de equipes e suprimentos.
Além do Brasil e da Argentina, a ação também ocorre no Chile, Colômbia e Peru. A frota inclui os modelos Transit, Fusion, Ecosport, Ranger e Ka, além de uma ambulância.
Linha de produção com voluntários
A Ford explica que a linha de produção das máscaras foi criada em tempo recorde graças à experiência da marca em projetos, cadeia de suprimentos, manufatura e logística.
A confecção dos materiais será feita somente por voluntários. De acordo com a montadora, o processo respeitará as regras de distanciamento social e atenderá os protocolos de proteção e higienização pessoal, além da desinfecção do ambiente de trabalho.
“A família está em primeiro lugar nos valores da Ford – e tem estado por mais de 100 anos. O desejo de ajudar e cuidar das pessoas é parte integrante da nossa tradição. Em momentos difíceis como este, nossas ações se tornam ainda mais importantes.”
, Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul
Assim como outras montadoras, a Ford também se aliou à força-tarefa formada pelo CNI/SENAI, em parceria com o Ministério da Economia, para para a recuperação de respiradores mecânicos descartados ou com necessidade de manutenção, fundamentais no tratamento de pacientes com a covid-19. Há mais de 3 mil equipamentos do tipo quebrados.
Mercedes-Benz desenvolve respiradores
Por meio de parcerias com universidades, a Mercedes-Benz vai produzir suprimentos para auxiliar no combate ao coronavírus.
Respiradores serão feitos nas fábricas da marca em São Bernardo do Campo, Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG), com ajuda do Instituto Mauá de Tecnologia e profissionais de áreas médicas. Os equipamentos usarão peças da indústria automotiva, com a ajuda.
A produção começa nos próximos dias, com os aparelhos destinados, a princípio, aos hospitais de São Paulo.
Ainda com o Instituto Mauá, além da Universidade de São Paulo de São Carlos, a Mercedes já começou a fazer máscaras de proteção facial usando impressoras 3D da empresa. O volume diária é de 10 peças, que têm como destino hospitais da região do ABC Paulista.
Além da Ford e Mercedes-Benz, Chevrolet, Fiat, Peugeot, Citroën, Hyundai, FCA (Fia e Jeep), Toyota e Volkswagen também anunciaram ações semelhantes para auxiliar e prevenir no combate ao coronavírus.
De máscaras a hospital de campanha, FCA engrossa ações de combate ao coronavírus
Fábricas trocam produção de carros por doação de máscaras e conserto de respiradores
Coronavírus: Hyundai lança transporte gratuito para idosos e profissionais da saúde
Coronavírus: 6 cuidados simples com o carro para prevenir da doença