De máscaras a hospital de campanha, FCA engrossa ações de combate ao coronavírus

De máscaras a hospital de campanha, FCA engrossa ações de combate ao coronavírus

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) também entrou no time de montadoras que estão realizando ações de prevenção e combate à pandemia do coronavírus.

A empresa participa em diversas frentes: fabricação e doação de máscaras protetoras, suporte para a produção de ventiladores pulmonares, instalação de hospitais de campanha e empréstimo de carros da fronta para o transporte de profissionais de saúde.

Doação da FCA de materiais médicos para o atendimento do Samu de Pernambuco. Foto: Divulgação/ FCA

Segundo Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, o programa de apoio abrange desde doações às autoridades da saúde até o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades dos profissionais da montadora em diferentes áreas, como engenharia, manufatura, design, finanças, logística, entre outros.

Estamos trabalhando em cooperação estreita e altamente positiva com todas as esferas governamentais, tendo como prioridade contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade. O momento pede união de esforços, e a FCA faz questão de se fazer presente e atuante.

Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina

VEJA TAMBÉM

Fábrica Volkswagen produção no Paraná Fábricas trocam produção de carros por doação de máscaras e conserto de respiradores

Hyundai coronavírus transporte solidá Coronavírus: Hyundai lança transporte gratuito para idosos e profissionais da saúde

Hospitais de campanha

A FCA está montando um hospital de campanha para o atendimento de casos da covid-19 no município de Goiana e região, na Zona da Mata Norte pernambucana.

O prédio, construído pela montadora para a instalação de uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), está em fase de adequação para abrigar 100 leitos, além de dez consultórios e uma sala de triagem para o atendimento da população.

A conclusão das obras está prevista para a segunda quinzena de abril. 

Fiat Clube em Betim vira hospital de campanha
Fiat Clube Betim, que abrigará um hospital de campanha. Foto: Divulgação/ Studio Cerri

A FCA também cederá parcialmente o Fiat Clube, área recreativa e esportiva da empresa localizada em Betim, para abrigar um hospital de campanha na recepção, triagem e internação de pacientes da covid-19.

O espaço responderá por mais de um terço das vagas criadas no município, com capacidade para 200 leitos. As obras já começam no dia 27 de março e a entrega deve ocorrer ainda nesta semana.

Ventiladores pulmonares

A FCA também mobiliza recursos, profissionais e expertise para alavancar e acelerar a produção de ventiladores pulmonares no Brasil. A ideia é dar suporte a fabricantes nacionais, nas áreas de compras, logística e engenharia, com foco em três pilares:

  • localizar no mercado global fornecedores de peças e componentes com capacidade de entrega rápida;
  • mapear parceiros internacionais produtores de equipamentos para associação com empresa nacional, possibilitando a transferência de tecnologia e a ampliação da capacidade instalada de produção no Brasil;
  • identificar fontes de financiamento para investimento de fabricante nacional, a fim de ampliar sua capacidade de produção.
FCA conserta ventiladores pulmonares
Laboratório para manutenção de ventiladores pulmonares instalado no Polo Jeep. Foto: Divulgação/ FCA

O governo federal planeja adquirir 15 mil novos respiradores a curto prazo, mas a capacidade instalada para a produção dos equipamentos no país é estimado em 1 mil unidades por mês. Ou seja, sem tempo hábil para atender à demanda emergencial.

O Brasil conta com pouco mais de 65 mil ventiladores, sendo 18 mil na rede privada e 47,5 mil no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme dados da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Conserto de respiradores

Além disso, a FCA compõe a força-tarefa criada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo Ministério da Economia, em parceria com dez grandes indústrias instaladas no país, para o reparo imediato de ventiladores pulmonares inoperantes no Brasil.

O recebimento e manutenção estão sendo feitos nas unidades de Betim e Goiana, com o trabalho de 18 técnicos ligados à FCA. Atualmente, estão fora de operação mais de 3,6 mil aparelhos, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção.

Doação de equipamentos de proteção médica

Produção de máscaras faciais nos laboratórios da WCC, no Polo da Fiat. Foto: Divulgação/ Leo Lara/ Studio Cerri.

Dentro do Polo Automotivo da Fiat em Betim estão sendo produzidas 2 mil protetores faciais plásticos em impressoras 3D para doação a serviços de saúde de Minas Gerais e Pernambuco.

Fornecedores do Polo Automotivo da Jeep em Goiana doaram equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde. Foram repassados macacões de segurança, luvas nitrílicas, protetores faciais e uma autoclave com capacidade de 54 litros para esterilização de materiais.

A FCA ainda vai doar 30 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 quilos de álcool em gel em Pernambuco.

Máscara facial produzida pela FCA com o uso de impressoras 3D. Foto: Divulgação/ Leo Lara/ Studio Cerri

Empréstimo de veículos

A montadora já oferece por empréstimo 125 veículos, de diversos modelos, para os governos estaduais de Pernambuco e Minas Gerais e também para as Pprefeituras de Belo Horizonte e Betim.

Os veículos darão apoio às diversas ações do poder público no combate ao vírus.

VEJA TAMBÉM

Nova Fiat Strada picape é revelada Fiat revela nova Strada e diz que picape vai revolucionar o segmento

Carro limpeza coronavirus Coronavírus: 6 cuidados simples com o carro para prevenir da doença

Renault Duster novo SUV Com preços “velhos”, Renault lança novo Duster para resgatar passado de sucesso

Ford Ranger Storm estribos laterais Ford lança Ranger Storm com motor topo de linha e preço agressivo

Chevrolet Tracker nova geração Chevrolet começa a vender o novo Tracker; veja preços, motores e versões

Leave your Comments