Volvo exibe o caminhão mais rápido do mundo no Brasil; veja vídeo

Volvo exibe o caminhão mais rápido do mundo no Brasil; veja vídeo

São Paulo (SP) – A Volvo foi uma das atrações da Fenatran, o maior salão de veículos comerciais da América Latina, ocorrido no mês de outubro, em São Paulo.

A marca sueca, com sede no Paraná, apresentou novidades para o mercado de pesados, além de uma série especial e o caminhão mais rápido do mundo.

Os olhos dos visitantes se voltaram, principalmente, para o The Iron Knight (O Cavaleiro de Ferro). Ele é equipado com motor de 2.400 cv e 611,8 kgfm de torque.

Atualmente, o modelo ostenta dois recordes mundiais homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo): de 0 a 500 metros em 13,673 segundos e de 0 a 1.000 m em 21.142 segundos.

O Iron Knight entrega três vezes mais potência que a do Aventador SVJ, o Lamborghini mais rápido da história. O superesportivo italiano é impulsionado pelo motor 6.5 V12, de 770 cv e 73,4 kgfm.

A propulsão é conectada a uma transmissão automatizada de dupla embreagem. O conjunto faz o caminhão acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atingir 276 km/h de velocidade máxima.

Nem o carro da Volvo mais nervoso do mercado seria páreo para o pesado numa disputa de arrancada. O sedã esportivo S60 Polestar T6, com motor 2.0 turbo, de 367 cv, vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima controlada eletronicamente em 250 km/h.

“Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem-de-força Volvo em condições extremas. Ele usa o mesmo motor e câmbio dos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior.”

Alcides Cavalcanti, diretor Comercial de Caminhões Volvo.

Linha VM 2020

O estande da Volvo também contou com novidades para o mercado brasileiro. Destaque para a linha VM 2020, com traz melhorias na cabine para valorizar o conforto e a produtividade diária na operação de transporte.

Há uma nova frente, com novo para-choque bipartido, que facilita a substituição em pequenos reparos e diminue o custo de manutenção.

“Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada”, afirma Álvaro Menocin, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo.

No pacote de mudanças ainda estão novas luzes de posição, colocadas na parte superior da cabine, as populares “Três Marias”, que aumentam a visibilidade do veículo.

Já o espelho frontal cresceu de tamanho e foi reposicionado para facilitar as manobras em espaços limitados e proporcionar mais visibilidade.

A série de modificações contempla ainda itens no quesito de segurança, aerodinâmica e conforto. É o caso do defletor de ar ajustável e a inclusão de uma cobertura no segundo degrau da porta que amplia o espaço para armazenar um calçado ou martelo de bater pneus.

Caminhão 40 anos de Brasil

Uma dupla de pesados, exibidos lado a lado, dividiu as atenções do estande com o The Iron Knight. Quase quatro décadas separam a fabricação de cada um dos modelos.

O maior e mais moderno é a série especial “FH 40 anos”, que traz no nome o aniversário de Brasil da marca sueca, celebrado neste ano.

E o caminhão menor é o N10, o primeiro produzido pela Volvo no país, em 1980, e que serviu de inspiração para a criação da versão limitada comemorativa.

O primeiro caminhão da Volvo no Brasil, o N10 (esq.), de 1980, ao lado do FH 40 anos. Foto: Marlos Vidal/ Autos Segredos

O FH 40 anos é pintado na cor White Sky e com faixas laterais trazidas do N10. “É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias do transporte”, diz Cavalcanti.

A unidade exposta na Fenatran era um FH 6×4, com motor de 540 cv, o mais potente da marca em solo nacional, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem I-Shift de sexta geração.

Mas, o cliente que se interessar por uma das 40 unidades produzidas no Paraná poderá optar por outras configurações – 6×2, com 500 cv, ou 4×2, de 460 cv.

O FH 40 anos tem suspensão pneumática, rodas de alumínio, carenagens laterais e deflatores, bancos em couro com suspensão pneumática e amortecedor ajustável, ventilação e aquecimento.

A lista de equipamentos e acessórios é formado também faróis com iluminação em xenônio, airbags, luz diurna em led, central multimídia, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, câmara de ré e refrigerador sob a cama.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

LEIA MAIS

Golf GTE abre lista de híbridos e elétricos da Volks no Brasil

Mustang Sombra Negra puxa a fila de lançamentos da Ford em 2020

Mercedes-AMG aumenta artilharia esportiva com A 35, GT C e GLC 63

Fiat fica mais italiana no Brasil com série S-Design em Argo, Cronos e Toro

Argo Trekking ganha versão 1.8 automática em ritmo de vendas em alta

Leave your Comments